Lição 1
DEFININDO TERMOS
Inicialmente se faz necessário definir alguns termos para melhor compreensão do que será exposto neste estudo. Isto talvez pareça desnecessário para alguns, mas para outros não o é. E é na tentativa de nivelar a todos neste conhecimento que este capítulo tratará destas definições. Vamos iniciar com Teologia.
1.TEOLOGIA – O termo Teologia é formado de duas palavras gregas theos (divindade) e logos (palavra, estudo, análise). “No sentido literal, (é) o estudo sistemático acerca da divindade (sua essência, existência e atributos) .
Resumindo, na teologia cristã, significam conhecimento ou entendimento de Deus”. Muitas vezes este conhecimento é puramente teórico (Jó 42:5 – Eu te conhecia só de ouvir).
Podemos aprender sobre Deus através de muitos estudos, muitos livros, inclusive da Bíblia, mas não passar de conhecimento intelectual. Nesta lição a proposta é despertar no cristão a necessidade de conhecer Deus de uma maneira mais relacional. Desenvolvendo uma comunhão mais íntima através de um relacionamento pessoal.
Amorese (2004, 22) diz que “Sem isso, nossa teologia é míope, distante, intelectual, acadêmica, vazia e estéril [...].” Esta teologia (ou conhecimento de Deus) precisa ser refletida em nosso viver diário como resposta de nossa boa convivência diária com Ele.
“Neste sentido, teologia é um conjunto de conhecimentos sobre Deus, advindo da convivência com ele, da busca sincera e contínua de um relacionamento íntimo com o Altíssimo, sempre estribado em sua Palavra e direcionado para os irmãos e para o próximo. Prazer e dever de todo crente.” (AMORESE, 2004,17).
Com isso saímos da teoria e entramos no campo de um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus. (Jó 42:5 – [...], mas agora os meus olhos te veem). A teologia cristã é prática, vida, relacionamento horizontal e vertical.
REFERÊNCIAS
AMORESE, Rubem. Louvor, Adoração e Liturgia. Ultimato,Viçosa – MG: 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário