sexta-feira, 17 de julho de 2015

139ª 


REFLEXÕES EM SALMOS

SALMO 90 – Parte 2

 SABEDORIA DIVINA

Moisés, autor deste salmo, nos seus primeiros 40 anos foi instruído no que havia de melhor em sabedoria humana. Mas não foi muito sábio quando matou um egípcio, apesar dele naquele momento, achar que fora uma decisão inteligente. Fugiu para o deserto de Midiã e lá, por mais 40 anos passou pela escola de Deus que o estava preparando para a grande missão de levar Seu povo do Egito para Canaã.  

Apesar de ter recebido uma boa base educacional, reconhece que não foi suficiente para conduzir sua vida com sabedoria. Agora busca um ensinamento que não seria possível adquirir nas escolas por onde passou, pois esta sabedoria só é encontrada em Deus. Por isso sua oração “Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos corações sábios” (12). Aqui Moisés aponta o caminho e a fonte onde se encontrar a verdadeira e duradoura sabedoria. Não a sabedoria teórica encontrada nas escolas e livros, mas a que se encontra na vivência com Deus.

APLICAÇÃO

Muitos de nós temos acesso a educação escolar que nos habilita para enfrentarmos o mercado de trabalho ou outras situações da vida. Muitos de nós vivemos a vida inteira pautados nesta sabedoria humana, tomamos nossas decisões baseadas nelas. Por vezes cometemos erros achando que naquele momento, era o ato mais inteligente e só depois reconhecemos que aquilo pode nos prejudicar para o resto de nossas vidas.

Moisés pede a Deus uma sabedoria que lhe ajude a programar o restante de sua vida para que não faça mais besteiras, mas que a conduza de forma que alcance um coração sábio. Apesar deste salmo ter sido escrito mais de 1460 a.C., é uma lição para nós nos dias atuais. Hoje, precisamos parar um pouco e refletir sobre como tem sido nossos dias até aqui. Ainda dá pra mudar alguma coisa? Certamente que sim. Não uma mudança baseada em nossa própria sabedoria, mas buscando de Deus a Sua sabedoria para nos ajudar em nossa caminhada restante aqui na terra.


Busquemos a sabedoria que nos ajudará a fazermos o que foi, previamente escrito no livro de Deus sobre o que Ele queria para nós (Sl 139:16). Certamente Deus escreveu uma linda história para nós. E é isto o que precisamos buscar conhecer do Senhor para vivermos exatamente como Ele quer. Talvez não seja o que nossa mente limitada deseja para nós. Mas o que Deus já preparou. Pois sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário