sexta-feira, 10 de julho de 2015

EBD - Teologia no Culto 

 LIÇÃO 4

DEFININDO TERMOS

3.  Adoração

O termo adorar tem vários significados. No português adorar, também, significa “amar profundamente” (seu dinheiro, carro, bens, alguém). 

Outro desdobramento do significado de adorar é “ter grande apreço por algo ou alguém”. E em uso mais popular ainda significa “gostar muito”. Exemplo: adoro orquídeas!

O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser “falar com”. O dicionário define seu significado como “ato de adorar; culto a Deus; amor profundo”. É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em “sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente”.[1]
1.      
2.    O Novo Dicionário Aurélio define como sendo: “render culto a; ato de adorar; reverenciar, venerar, amar extremosamente.” Biblicamente falando, só se pode adorar a Deus (Dt 11:16; Êxodo 20:4,5; Levítico 26:1; Isaías 42:8, Mt 4:10). 

Pois, Deus é muito claro ao reivindicar adoração somente a Si.” A adoração, diferentemente do louvor, não pode ser dirigida a nada e nem ninguém a não ser Deus. Ou isto se constituirá idolatria (Êx 20:3-5).

 Adorar a Deus é dar valor supremo. Nada deve estar acima Dele. Deus é adorado por aquilo que Ele é. Não se pode adorar quem não se conhece. E para se adorar a Deus é necessário conhecer seu caráter, seus atributos: Exemplo: Deus é fiel, Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, (Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; 7:11-12; 11:16-17).

Adoração está muito ligada ao relacionamento do adorador com Deus. Não apenas saber quem Deus é. Mas, reconhecer quem Deus é em sua própria vida. Exemplo: como Deus tem sido “protetor, amor, misericordioso” para mim? Adoração é uma resposta do coração do adorador ao Deus adorado.

Adoração não é igual a música. Nós podemos adorar a Deus através da oração, do testemunho falado mostrando quem Deus tem sido em nossa vida. Mas, também, podemos adorá-lo através da música. O que define se a música é de adoração não é o seu ritmo lento, melancólico ou em tom menor, mas o conteúdo de sua composição. Se ela retrata quem Deus é, se fala sobre o caráter de Deus, a música poderá ser caracterizada como música de adoração.

Louvor e adoração estão mais ligados a culto do que a música. A música é uma das várias expressões de louvor e adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário