quarta-feira, 15 de julho de 2015

138ª
 
 REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 90 - 1ª Parte 

“Ensina-nos ...”

Este foi o primeiro salmo composto e é de autoria de Moisés. Nele Moisés faz uma comparação entre a eternidade de Deus e a brevidade do ser humano que é comparado com a relva que brota pela manhã, mas a noite já secou (1-5).

Já beirando os 80 anos, certamente relembra sua vida passada, o que aprendeu no Egito e o que desaprendeu deste conhecimento, agora no deserto. Certamente sentindo culpa por algo que fizera de errado e não entendendo o seu sofrimento no presente, acha que tudo é devido a ira de Deus que se abate sobre ele. O que Moisés não entendia era que Deus estava lhe ensinado lições preciosas para os seus próximos 40 anos.

Moisés percebe que compara a eternidade de Deus o homem vive pouquíssimo e ao passar dos 80 anos eles se tornam mais difíceis. Por isso, Moisés pede para Deus: “Ensina-nos contar nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (12).

APLICAÇÃO

Olhando para traz, para os dias que já se foram, percebemos que perdemos muitas oportunidades que nos foram dadas. Percebemos que gastamos esse precioso e curto tempo nos preocupando com coisinhas. Envolvemo-nos em picuinhas dando vida a coisas sem importância. Ou seja, não soubemos aproveitar o tempo, que nos foi dado, de maneira sábia.

Mas, ainda há tempo para revermos nossas atitudes em relação a isto e mudarmos. E esta mudança deve ser o resultado de nossa oração: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (12). Sabedoria para não usarmos o tempo que nos resta nas coisas erradas.

Procuremos, em nossa vida, o que precisamos fazer mais e o que precisamos fazer menos. O que precisamos fazer e o que precisamos deixar de fazer. Os verdadeiros sábios são os que temem a Deus (Pv 1:7). Que o Senhor nos dê um coração sábio para fazermos Sua vontade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário