205ª REFLEXÃO EM SALMOS
Salmo 122
Que alegria cultuar a Deus!
Este é mais uma composição de Davi. Ela retrata a ida das tribos de Israel em peregrinação rumo a Cidade Santa para mais uma festa judaica. Davi inicia demonstrando sua grande alegria quando foi comunicado sobre a ida para Jerusalém, para a “Casa de Deus”, o Templo, a fim de realizar essa grande festa cúltica a Deus.
Jerusalém era a capital religiosa de Israel. Ali, por causa do Templo, aconteciam todas as festas religiosas ordenadas por Deus. Lá também era a capital política onde o rei era o juiz supremo.
Os peregrinos que ali chegavam viviam entre patrícios e ao retornarem para suas tribos eram orientados a orarem pedindo paz e segurança para a cidade. Também se comprometiam em buscar o bem da “Casa de Deus”, o Templo em Jerusalém.
APLICAÇÃO
Para o judeu, Jerusalém era a Cidade Santa onde estava o Templo do Senhor que simbolizava a “Casa de Deus”. Isto por causa da Arca da Aliança que ali estava. Para os cristão, com a descida do Espírito Santo, conforme promessa de Cristo (Jo 16:7), nós agora somos a Casa de Deus.
A igreja onde muitos a chamam de “A Casa de Deus” na verdade é apenas o prédio onde a verdadeira Casa de Deus se reúne para adorar a Deus.
Deve ser uma alegria para cada um o momento deste culto congregacional, pois ali todos têm a oportunidade de juntos rendermos a mais elevada homenagem àquele que nos salvou e nos pôs dentro de sua família e cuida de nós como pai amoroso.
Também temos a oportunidade de desenvolvermos comunhão com os irmãos que também são a Casa de Deus. Este é um momento de grande privilégio, pois ali aprenderemos a respeito de Deus e sua vontade para nossa vida.
E como aprendermos, assim deveremos viver durante a semana. Alegremo-nos, pois, quando nos disserem: Vamos cultuar a Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário