206ª REFLEXÃO EM SALMOS
Salmo 123 – Quem poderá me defender?
Este cântico também faz parte dos cânticos de peregrinação ou romagem. Era cantado quando o povo subia para Jerusalém durante as festas sagradas. Neste cântico o salmista faz um súplica pra que o Senhor os livre dos homens arrogantes e zombadores.
Estas pessoas que têm uma vida farta e que em vez de ajudar o pobre e necessitado, usa-os e os trata com desprezo. O povo já estava cansado deste tratamento e pede para que Deus tenha misericórdia dele, que o livre das mãos dos opressores, muitos deles, em posição de autoridade na nação.
O cântico faz uma analogia entre a dependência dos servos aos seus senhores e a dependência que o povo tinha de Deus e que, livramento mesmo, só o Senhor poderia dar. Por isso a súplica de misericórdia do Senhor para com ele.
APLICAÇÃO
Não é raro vermos pessoas ricas ou em posição de autoridade humilhar, zombar, desprezar e agir com arrogância com as pessoas mais pobres ou que estão sob sua égide. Muitas destas pessoas, além de abusarem de sua posição, agem como se fossem ficar naquela posição para sempre.
São pessoas que não entendem que podem precisar das mesmas pessoas quando estiverem subindo outra vez. Não respeitam os que estão sob sua liderança. Antes agem com desprezo e arrogância. Não ligam para os sentimentos dos que são feridos por eles. E ainda se sentem no direito de ficarem magoados quando são confrontados sobre seu comportamento.
A quem ocorrer? A outros poderosos que também estão mancomunados com esses opressores? A quem pedir socorro? A Bíblia orienta que devemos levantar nossos olhos para o céu e buscar a misericórdia e o socorro do Senhor que a seu tempo agirá em nossa defesa. E em tempo oportuno também aplicará sua justa justiça sobre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário