AICEB: Uma História de Amor.(Livro em construção)
2 – ESTABELECIMENTO - CONTINUAÇÃO...
2.1 AIE – Aliança das Igrejas Evangélicas
2.5 AICENB – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Norte do Brasil
2.6 MICEB – Missão Cristã Evangélica do Brasil
Por: Charles Stoner
Por: Charles Stoner
A Missão Cristã Evangélica do Brasil (MICEB), anteriormente denominada Cruzada de Evangelização Mundial (WEC), foi fundada em maio de 1967, em Belém - Pará e foi constituída em uma sociedade civil sem fins lucrativos de natureza religiosa, educativa e filantrópica.
Seu propósito é de (1) promover e incentivar o crescimento e fortalecimento da igreja evangélica através da conversão dos perdidos, discipulado individual, treinamento de líderes, estabelecimento de igrejas centralizadas em Cristo, incentivando-as a participarem de missões mundiais; (2) prestar, de qualquer forma, toda a assistência religiosa, através dos serviços de seus membros ou de pessoas capacitadas e vocacionadas para esse trabalho; (3) promover trabalhos de assistência social, e/ou educacional, de acordo com as necessidades e possibilidades, definidas por projetos.
A MICEB está sediada em Belém - Pará. Tem em seu quadro mais de cem missionários estrangeiros, oriundos de quatro missões mantenedoras: UFM International (E.U.A. e Canadá), UFM Worldwide (Grã Bretanha), Swiss Alliance Mission (Suiça) e German Mission Fellowship (Alemanha).
Os tipos de trabalhos feitos por esses missionários, principalmente na área norte do Brasil, incluem educação teológica, implantação de igrejas, trabalho com meninos de rua, acampamentos, trabalho com adolescentes, aconselhamento e trabalhos entre os povos indígenas.
Para o trabalho de implantação de igrejas e educação teológica, a MICEB tem cooperado com a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB) por meio de um modus vivendi que determina os termos da parceria gozada por estas duas entidades. Uma média de dez por cento dos missionários da MICEB
desenvolvem seus trabalhos com três tribos indígenas, os Kayapós, Guajajaras, e Canelas no Pará e em Barra do Corda, Maranhão.
De fato, nos anos 1930 e 40 a MICEB teve sua atividade quase que exclusivamente com o trabalho entre os silvícolas, mas devido as restrições enfrentadas nas áreas indígenas, no tempo da Segunda Guerra Mundial, os missionários estrangeiros juntamente com brasileiros, direcionaram sua atuação para a evangelização dos civilizados, especialmente do interior do Maranhão e Pará e mais tarde no Piauí.
Isto resultou na implantação de igrejas em Barra do Corda – MA., dando início em 1948, à Denominação Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil.
A MICEB teve autorização, outra vez, para entrar nas tribos indígenas em 1955, e como resultado diversos postos foram abertos e mantidos. Em 1968 foi fundada a Missão Evangélica aos Índios do Brasil (MEIB).
Esta entidade brasileira foi estabelecida pela iniciativa de missionários da MICEB, particularmente pela visão de Karlheinz Berger da GMF. O propósito da MEIB é de servir como agência missionária nacional para facilitar o ministério de brasileiros que aceitam o desafio para trabalhar entre os povos indígenas, principalmente entre as tribos do seu próprio país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário