sexta-feira, 13 de maio de 2016

TEOLOGIA NO CULTO

Lição 8 1ª Parte

CULTO FALSO 
CULTO VERDADEIRO

Não dispomos de um “espiritrômetro” (apesar de muitos usarem assim mesmo), para medir a espiritualidade de quem está participando de um culto a Deus. 

Mas, existem alguns comportamentos que demonstram se o culto que a pessoa está prestando é falso ou verdadeiro. Cada um poderá analisar-se a si mesmo e descobrir se seu culto está sendo verdadeiro ou falso.

1. Falso cultuar

a) Provoca Satisfação Passageira. Aqui a satisfação só dura o tempo do programa. Enquanto está no culto “há alegria, paz, choro, lágrimas, emoção. Mas, saindo dali, a vida retorna à terrível e vazia rotina (...) os pecados, a desobediência, as complicações continuam (...). É um culto infeliz, produz insatisfação. A procura de emoção forte faz a pessoa correr de Igreja em Igreja atrás de ‘louvor’.” (Louvor e Adoração, 2001, p.32).

b) Provoca Decepção. O “cultuador” fica decepcionado porque Deus não responde conforme os desejos do seu coração. Este chega ao ponto de ordenar ou determinar que Deus haja conforme sua palavra como se tivesse Deus sob controle. Não conhece o significado das palavras “submissão à vontade de Deus”. Não vendo os resultados de suas exigências, ficam decepcionados. Este é um cultuar interesseiro. Aproxima-se de Deus pelo que Ele pode dar e não por amor e prazer em prestar-lhe a mais elevada homenagem. O culto que Deus recebe é aquele feito em espírito e em verdade (Jo 4:23). “Deus determinou em sua Palavra que adora-lo como Ele exige garante segurança interior, paz constante, alegria profunda.” (Louvor e Adoração, 2001, p.32) e não decepção.

c) Provoca Instabilidade. O falso adorador muitas vezes só procura Deus em tempo de crise. Não, que não deva fazer isto. O errado é fazer somente isto. São pessoas sem firmeza doutrinária, não tem intimidade com Deus através de uma vida devocional pessoal, são pessoas frias, instáveis e que vivem de igreja em igreja em busca de novidades que possam lhe saciar. “O culto é a esperança delas. Mas a ‘fonte Jesus’, a Palavra que exorta, transforma, não conhecem.” (Louvor e Adoração, 2001, p.32). No momento em que a crise passar, também passará o desejo de procurar o Senhor. Até a próxima necessidade chegar.

CONTINUA ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário