AICEB: Uma História de Amor.
(Livro em construção)
2 – ESTABELECIMENTO
Ernest Wootton chegou ao Maranhão em 1909, vindo da Inglaterra para trabalhar ao lado de pastor Miners que dirigia a missão Maranham Mission. Durante este tempo no Maranhão, trabalhou como co-pastor de Miners e foi professor de inglês em São Luís para ajudar no seu sustento.
Em 1916, foi para Carolina onde pastoreou e organizou a Igreja Evangélica ali. Em 1922, se casou com a brasileira Ana Correia de Araújo, mas seu desejo era missionar entre os indígenas. Só em 1925 tentou um contato com os índios kayapó do rio Araguaia e Xingu no Pará. Ele foi o pioneiro nos contatos com os kayapó.
Os missionários Perrin Smith e Ernesto Wootton, que iniciaram o trabalho no Maranhão, vieram para o Brasil como missionários independentes. Não foram enviados por nenhuma organização missionária, mas criam que foram escolhidos por Deus para esse ministério. Ambos se casaram com brasileiras e se radicaram no Brasil.
Com a chegada de Perrin Smith em Barra do Corda em 1914, para continuar a obra iniciada por João Batista, a cidade foi transformada em um centro de expansão missionária e apoio para os missionários que chegavam ao Brasil com o objetivo de trabalhar entre os povos indígenas.
Como Perrin Smith já falava bem o português os missionários vindos de outros países iam para Barra do Corda a fim de receber orientações dele e aprender a língua. Barra do Corda, pela sua localização, também foi considerada “um ponto estratégico com relação às aldeias dos índios canela e guajajara” (SILVA, 1994: 18) que ali viviam.
Aquela congregação deixada por João Batista, agora sob a liderança de Perrin Smith estava prestes a se tornar a mãe de mais uma denominação evangélica no Brasil. Como o campo era vasto cobrindo uma área de mais ou menos 800 km, carecia de pessoas que o ajudassem.
Vieram também Patrício Cavalcante e muitos outros para engrossar a fileira dos que labutavam pelo estabelecimento de pontos evangelísticos no Maranhão.
Qualquer observação com o objetivo de melhorar as informações, favor comunicar. E-mail: mana.lobao@outlook.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário