TEOLOGIA NO CULTO
LIÇÃO 7 - 8ª Parte
DEFININDO O OBJETO DA ADORAÇÃO
CONTINUAÇÃO...
3. Definir o objeto de nossa adoração.
Judson Cornwall (1995, 89-95) apresenta três formas em como se validar a adoração a Deus.
1- Determinar quem é o objeto da adoração -
“Se ficar demonstrado claramente que o objeto de tal adoração não é Deus, conclui-se que ela é falsa, por mais bela, tocante e bem elaborada que seja. [...] Em algumas igrejas, parece que se adora a adoração e não a Deus.”
2- Verificar se ela procede do espírito -
Jo 4:21-24 - “O Senhor estava afirmando que a pedra de toque para se validar um culto é verificar se ele procede ou não do espírito humano.” Isto se refere a natureza interior do homem. O lugar onde estão as emoções, os sentimentos, o que põe o homem em situação de superioridade com outros animais.
O lado do homem que conhece Deus. Certamente Jesus queria dizer que a verdadeira adoração deve brotar do interior do homem. “A mera execução de atos mecânicos não pode ser considerada adoração, a não ser como uma expressão genuína de um sentimento interior.”
3- Verificar se ela é em verdade -
Jo 4:23,24 - Toda adoração dirigida a Deus deve ser sincera. Com isto ela será verdadeira. Este é um fato que muitos adoradores ignoram. Nesta “adoração”, muitas vezes são proferidas declarações inconsequentes, mentiras ou erros teológicos. Não se estar expressando a verdade que se passa pelo interior.
São usadas capas e máscaras para ocultar o que de fato está dentro de si. Deus prefere a verdade, por mais desagradável que seja a uma declaração falsa. A “adoração não pode ser mera prática mental (...) as expressões de louvor devem partir de um coração sincero e ser dirigido ao Pai.”
Só pode adorar a Deus quem tem o Espírito de Deus. E este Espírito nos leva a conhecer quem Deus é pela sua Palavra. “A adoração cristã convive com a dialética entre o homem um adorador em essência, e Deus que de nada necessitando, graciosamente compreende e se revela.” (BATISTA, 2011, 18).
O importante não é como ou onde adorar, mas a quem adorar. “Somente a Deus adorarás e somente a ele prestaras culto” (Mt 4:10)
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário