sábado, 30 de janeiro de 2016

EBD - Teologia do Culto

Lição 45

CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO - Continuação

2. CULTO QUE DEUS RECEBE
a) O Culto que Transforma
b) O Culto do Avivamento

• Avivamento

O Novo Dicionário Aurélio define avivamento como “O ato de avivar”. Avivar é “tornar mais vivo, animar, reanimar, tornar mais forte.“

Avivamento espiritual só acontece quando se estuda e pratica a Palavra de Deus (Ne 8: 12). Conhecendo a Palavra de Deus, consequentemente se conhece a Deus. Mas, este “conhecer a Deus não é uma atividade do intelecto, mas, sim, uma experiência do coração.” (EASTMAM, 1987, 13).

A Bíblia promove o conhecimento intelectual, mas o Espírito Santo transforma este conhecimento bíblico em conhecimento experimental de Deus. Por isto a importância de se estudar a Palavra de Deus dependendo da sabedoria do Espírito Santo para compreendê-la e estar disposto para ser transformado, avivado, reanimado por Ele.

Avivamento não é um movimento eclesiástico com a presença de grandes pregadores ou grupos musicais famosos e de fora. Avivamento não acontece de fora para dentro e sim de dentro para fora. Antes, acontece uma mudança no coração do homem pelo estudo e meditação da Palavra; pelo conhecimento dos atributos de Deus.

Ao se deparar com “quem Deus é”, há uma mudança no interior do homem que o leva a ver seu estado pecador. Há arrependimento, confissão de pecado e mudança de atitude. Com isto ele é motivado, pelo mesmo Espírito que o convenceu do pecado, a adoração a Deus em espírito e em verdade.

“O avivamento resulta da prática de se enfatizar o caráter de Deus perante seus filhos.” (EASTMAN, 1987, 29). E isto acontece durante o estudo sistemático e perseverante da Palavra de Deus. Só pode haver avivamento quando se conhecer quem Deus é.

Este é um avivamento que dura. Não é um mero sentimento que está no coração do homem enquanto as festividades eclesiásticas estiverem acontecendo. Quando elas acabarem, também acaba este sentimento.

A pessoa que é avivada tem seu comportamento mudado para o que é certo e anda conforme a prescrição bíblica. Ela tem um íntimo relacionamento com Deus através de uma vida devocional diária, e com o próximo vivendo em comunhão verdadeira com ele.

Suas ações refletem o caráter de Cristo em sua vida. Outros são abençoados através de seu viver diário. As funções de sal da terra e luz do mundo são seu estilo de vida (Mt 5:13-16). Sua atitude é de servo do Senhor. “Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.” (1 Co 4:1).

Quem é avivado não precisa sair dizendo ou demonstrando seu avivamento, simplesmente é avivado para a glória de Deus. E em seu testemunho de vida demonstra amor pela Palavra, vida de oração e santificação.

Quando a liderança da igreja local, em vez de agendar muitos movimentos para “avivar” seus membros, começar a desenvolver mais atividades que estudem os atributos de Deus; que reflitam sobre o tema “quem Deus é”; que tenham momentos de aprendizado e de reflexão sobre como os atributos de Deus têm sido evidenciados em suas vidas então, acontecerá o tão esperado avivamento pessoal que se estenderá para toda a congregação indo até a comunidade.

Aí, cada culto será um encontro verdadeiro com Deus. Haverá troca de gentilezas onde a pessoa serve, adora, cultua a Deus e Deus, por sua vez, responde falando ao coração do cultuador através de cada parte do culto.

Descubra quem é Deus. Principalmente em sua vida. Aí iniciará o seu avivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário