EBD - Teologia do Culto
Lição 43
CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO - Continuação
2. CULTO QUE DEUS RECEBE
a) O Culto Transformador
Na lição anterior foi falado sobre este culto
b) O Culto do Avivamento
Durante o reinado de Zedequias em Jerusalém, os chefes dos sacerdotes e o povo estavam vivendo segundo as transgressões dos gentios e contaminaram a casa que o Senhor havia santificado em Jerusalém.
Zombavam dos mensageiros de Deus, desprezavam sua Palavra e expuseram ao ridículo os profetas do Senhor. Então se acendeu a ira do Senhor e levantou o rei dos caldeus (também conhecidos como babilônicos) Nabucodonosor, que matou quase todos.
No final do massacre queimaram a casa de Deus, destruíram os muros de Jerusalém, levaram para Babilônia os utensílios e tesouros da casa de Deus bem como os que sobreviveram (2 Cr 36:10-21). “A Babilônia caiu perante Ciro em 539 A. C., e no ano seguinte ele ordenou a reedificação do Templo de Jerusalém (Ed 6:3-5)”. (DOUGLAS, 1999, p. 876).
• Esdras
Esdras, sacerdote e escriba , da linhagem de Arão, durante o reinado de Artaxerxes I, rei da Pérsia foi enviado pelo rei para Jerusalém em 458 A.C. “Parece provável que ele mantinha uma posição na Pérsia equivalente ao Secretário de Estado dos negócios judaicos. Sua tarefa era pôr em vigor a observância uniforme da lei judaica,” (DOUGLAS, 1999, p. 537).
Ciro, rei da Pérsia, comunicou que Deus o havia encarregado de edificar uma casa ao Senhor. Perguntou aos exilados babilônicos quem dentre eles gostaria de voltar para Jerusalém e construir esta casa.
“Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do SENHOR.” (Ed 1:5).
Ciro, também devolveu todos os tesouros e utensílios que os babilônios haviam trazido da casa do Senhor. Muitos judeus exilados na Babilônia foram com Esdras para Jerusalém. Levaram consigo valiosos presentes para a construção do Templo (Ed 7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário