Lição 39
CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO - Continuação
1. CULTO QUE DEUS NÃO RECEBE
• Caim x Abel
Em Gêneses 4:1-7 está registrado o primeiro culto a Deus. Abel era um homem justo: “desde o sangue do justo Abel, (Mt 23:35)”. E como pastor de ovelhas que era, trouxe para Deus como oferta, o que havia de melhor entre o seu rebanho, as primícias.
Caim, seu irmão era agricultor. O texto diz, simplesmente, que Caim trouxe “do fruto da terra uma oferta ao Senhor” (Gn 4: 3,4). Não relata se foi do melhor fruto, das primícias, como fala da oferta de Abel. E, “sendo Caim ‘do maligno’ (1 Jo 3:12) e assim estando fora da comunhão com Deus (Hb 11:4), a sua oferta foi rejeitada (Gn 4:3-7).” (DOUGLAS, 1995, p.232).
O fato é que Deus se agradou da oferta de Abel e não da de Caim. Depois que Deus recusou a oferta de Caim, este se irou. Então Deus lhe perguntou: “Se você fizer o bem, não será aceito?” (Gn 4:7). Como resultado de sua ira, matou seu irmão Abel.
A prática de vida dos dois era bem diferente. Conforme 1 João 3:12 as obras de Caim eram más. ”E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.” Em Hebreus 11:4 diz que “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.”
Entendo que Deus não recusou a oferta de Caim por ser “fruto da terra”. Mas, porque o estado espiritual de Caim não era como o de Abel. Caim é definido como alguém que tem obras más, que faz o que é mau perante o Senhor enquanto as obras de Abel são consideradas como justas, mesmo depois de sua morte. “Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.”
Deus não recebe o culto de qualquer pessoa e de qualquer jeito. Deus não recebe um culto de alguém com a vida espiritual em desordem. Então, o que fazer? Para Caim Deus disse: “Se você fizer o bem, não será aceito?” (Gn 4:7). Para nós, filhos de Deus, temos o recurso da confissão de pecados.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jo 1:9). Se fizermos o que é correto diante de Deus nosso culto será recebido. Para aqueles que ainda não são filhos de Deus, precisa começar com o novo nascimento. Caim foi denominado de “do maligno”, certamente, uma das razões porque seu culto não foi aceito por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário