segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

173ª REFLEXÃO EM SALMOS


SALMO 114 - Ceia do Senhor

Este salmo foi escrito para ser cantado na festa judaica que comemora a saída do povo de Deus da escravidão egípcia – a Páscoa. Deus cumpriu com sua promessa de que seu povo teria uma terra sua. Agora o leva para Canaã.

Em memória desse grande feito do Senhor os judeus, anualmente, fazem esta festa (a páscoa) para relembrar que agora são livres da escravidão egípcia e que Deus os tirou de lá com mãos poderosas e lhe deu descanso.

O salmista relata, através da canção, este fato para que o povo não se esqueça desta bênção. Conclui desejando que toda a terra estremeça diante deste Deus poderoso, zeloso e amoroso para com seu povo.

APLICAÇÃO

A Páscoa é uma festa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão egípcia e os leva para um lugar onde seria senhor da terra e não mais escravo.

Cristo veio e, como bom judeu também, sentou à mesa com seus discípulos para esta comemoração. Mas, ali ele instituiu a Ceia do Senhor. Não muito tempo depois ele cumpriu com sua missão, morrer na cruz, para nos libertar da escravidão do inimigo maior de nossas almas e nos garantir um lugar seguro ao seu lado para sempre.

Na instituição da Ceia ele disse: “Todas as vezes que vocês fizerem isso, façam em memória de mim” (Lc 22:19). Nós os cristãos, hoje temos a Ceia do Senhor para nos lembrar de que Jesus Cristo ao morrer por nós nos libertou da escravidão de Satanás. Agora, cada vez que participarmos dela devemos fazer em comemoração a nossa libertação do inferno e entrada na família de Deus.

Portanto, este deve ser um momento de reflexão sobre o que foi feito e, também, de grande regozijo por não sermos mais escravos e sim libertos pelo sangue de Cristo. Aleluia!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário