quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

EBD - Teologia do Culto

Lição 44

CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO - Continuação

2. CULTO QUE DEUS RECEBE

a) O Culto Transformador
Na lição anterior foi falado sobre este culto

b) O Culto do Avivamento

Esdras

• Neemias

Neemias, copeiro do rei Artaxerxes I, ouviu as más notícias que Hanani trouxe sobre os judeus que escaparam e não foram levados para o cativeiro babilônico “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação.

O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo” (Ne 1:3). Ouvindo isso Neemias “desistiu de uma posição responsável e bem paga, perante o rei da Pérsia, em 445 a.C., a fim de reedificar os muros de Jerusalém e reunir os judeus como uma nação.” (BVN, 1988, p.297).

Os muros foram restaurados (Ne 6:15, 16). O Templo foi construído (Ne 7:70-73), agora o povo poderia habitar em segurança em Jerusalém.
O escriba e sacerdote Esdras, foi convocado e diante da Porta das Águas, em praça pública, leu a Lei de Moisés, por toda a manhã, para os israelitas a fim de que pudessem moldar sua vida por ela (Ne 8:1-12 ).

Quando iniciou a leitura, todo o povo ficou em pé. “Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém!” Então eles adoraram o SENHOR, prostrados, rosto em terra.” (Ne 8:6).

Os assistentes de Esdras, depois da leitura no Livro da Lei, ensinavam o povo de forma clara “de maneira que entendessem o que se lia.” (Ne 8:8). Provavelmente estes levitas professores estavam distribuídos no meio do povo formando grupos menores para que pudessem explicar melhor o que foi lido.

O estudo da Palavra constrangeu tanto o povo que chorou. Então os levitas pediram para que se calassem, pois aquele era um dia consagrado ao Senhor. Eles se calaram e festejaram com grande alegria “porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” (Ne 8: 12). 

O que aconteceu ali foi um reavivamento do povo de Deus por conta do estudo da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário