SALMOS 143 - Depressão?
Este é o sétimo e último Salmo de arrependimento de Davi (outros: 6, 32, 38, 51, 102, 130). Nele, abre o coração para Deus e fala de sua angústia; pede para que o Senhor ouça seu clamor e use de misericórdia para com ele, pois sabe que, se o Senhor o tratar conforme os seus pecados, ele não terá nenhuma chance.
Davi está em profunda depressão, pois os inimigos não lhe dão trégua. São inimigos que atingem a alma, abatem o espírito e o deixa sem a menor vontade de viver, sem esperança na vida.
Ele busca ajuda nas lembranças sobre os grandes feitos do Senhor e admite sua profunda necessidade espiritual. Sabe que nesta situação desesperadora só há refúgio em Deus.
Então busca a ajuda Dele para lhe ensinar os seus caminhos, livrá-lo dos inimigos, guia-lo, preservar-lhe a vida. Tudo isso por causa do nome do Senhor.
APLICAÇÃO
A depressão é considerada hoje como o mal do século. Tudo contribui para que as pessoas tenham uma baixa em seu humor. Dentro do corpo de Cristo não é diferente. A depressão pode ser patológica, ou pela perda de algo ou alguém querido.
Mas, aqui o que mais tem causado a depressão é o pecado, principalmente o não admitido ou confessado. Porque viver assim se temos o recurso da confissão, deste pecado, a Deus, que é fiel e justo para nos perdoar (I Jo 1.9)?
O salmista disse que “enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos” (Sl 32:3). O pecado guardado tem provocado muitas enfermidades na alma. Dependendo de qual seja, como por exemplo a mágoa e ressentimento por alguém, tem provocado câncer.
Os pecados são confessados e abandonado adoecem o corpo e o espírito. E uma dessas doenças é a depressão. Precisamos mesmo disso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário