Salmo 136 – Liberdade em Cristo
Este Salmo é um lamento dos exilados em cativeiro babilônico. O salmista descreve um pouco do sofrimento que passavam. Estavam vivendo como escravos. O povo se assenta junto aos rios da Babilônia e chora sua situação e a saudade da pátria amada. Não tinha mais prazer em cantar alegremente acompanhado com harpa.
Mas, os seus opressores exigiam que o povo cantasse as canções alegres que cantavam em Sião. Então dizia: Como poderia cantar para esse povo as mesmas canções entoadas para Deus? o povo de Deus preferia perder a capacidade de cantar e tocas a ter que fazer isso.
O povo lembrava da terrível destruição tanto de sua cidade quanto do Templo e a dor o levava a desejar vingança para os opressores. Desejava que Babilônia também fosse maltratada e destruída como os babilônios fizeram com Jerusalém.
APLICAÇÃO
Muitos filhos de Deus, por desobediência as instruções do Senhor, acabam sendo escravizados pelo pecado. Lá, distante de Deus, percebem o quanto eram felizes e não sabiam! Agora vivendo sob a missão do “senhor pecado” muitas vezes, não têm forças de se libertarem destas cadeias.
A tristeza e o choro são o que lhes restam. A alegria de viverem na presença de Deus adorando-o e louvando-o em comunidade com os seus irmãos em Cristo é sufocada pelos seus opressores que não lhes permitem esta bênção.
O que fazer? Continuar escravizados pelo pecado? O Pai amoroso diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso” (Mt 11:28).
Deus não desiste dos seus filhos. Portanto todos podem voltar para casa e voltar a ter uma vida de comunhão com o Pai e com seus irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário