É comum, nas festividade de final de ano, as igrejas fazerem cantatas onde representam o nascimento de Cristo. E nesta encenação geralmente incluem um presépio contendo os personagens que fizeram parte do que aconteceu naquele dia: José, Maria, o recém-nascido Jesus, animais, anjos.
Em Lucas 2.8-15 diz que um Anjo do Senhor anunciou o nascimento de Cristo aos pastores que estavam no campo. Em seguida apareceu ali, com o Anjo, uma “multidão de miríades celestiais louvando a Deus”. Na sequência os anjos se ausentaram para o céu. Logo, eles não fizeram parte do cenário.
Também é comum colocarem no presépio 3 reis magos. A Bíblia não diz serem 3 reis magos. Ela diz que vieram uns magos e que trouxeram 3 presentes diferentes: Ouro, Incenso e Mirra (Mt 2.11).
Os magos, ou astrólogos, também chamados de sábios, eram estudantes das estrelas e seus significados. Eles estavam no Oriente (Mesopotâmia, Pérsia ou Arábia). Ou seja muito distante de Jerusalém. Quando viram a estrela logo entenderam que o Rei dos Judeus havia nascido.
Seguindo a estrela, empreenderam uma longa viagem até Jerusalém. Chegando ali perguntaram onde o Rei dos Judeus estava, pois eles queriam adorá-lo. O relato de Mateus 2 mostra que Herodes tendo ouvido isso ficou alarmado.
Chamando os sábios quis saber onde ele estava e os sábios disseram que Jesus estava em Belém que ficava bem ao Sul de Jerusalém.
Saindo os magos foram seguindo a estrela rumo a Belém. Quando chegaram em Belém, a estrela parou sobre a casa onde o menino estava. Entraram e o adoraram.
Em Mateus 2:7 Herodes pergunta para os magos sobre o tempo preciso em que a estrela aparecera. E pede para eles irem adorarem e voltem dando o endereço para que ele vá adorá-lo também.
Herodes enfurecido porque os magos não voltaram para lhe dizer onde Jesus estava, mandou matar todos os meninos de Belém e arredores com 2 anos para baixo. Ou seja, pelo tempo de viagem dos magos vindos Oriente até Belém e atitude de Herodes, há uma possibilidade de que o menino já teria 2 anos ou perto disso.
Todo esse relato para mostrar que a versão da presença dos magos no presépio não faz sentido, pois os magos não poderiam ter chegado logo em seguida. Além do mais a família não tinha estrutura pra ficar na estribaria por tanto tempo. E, no verso 11, diz que os magos entraram na casa e o adoraram.
O que me chama a atenção nestas programações de natal nas igrejas evangélicas é esta falta de fidelidade ao texto bíblico. Os autores destas cantatas e programações só estão reproduzindo, ano após ano, o que a tradição tem feito.
E os que aplicam estes programa nas igrejas, também, não estão se dando ao trabalho de verificar se o relato é como diz a Bíblia. Mas, o fazem com a permissão da liderança espiritual da igreja que, no mínimo, deveria advertir sobre o que a Bíblia diz de verdade.
O que estamos ensinando para as pessoas com estas encenações? o que a Bíblia diz ou reproduzindo o que a tradição reproduz? Só precisamos ler o texto bíblico para ver a verdade. (Mateus 2 e Lucas 2)
Leia Mateus 15.1-20 sobre o que Jesus diz a respeito das tradições dos homens em detrimento à veracidade da Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário