Livro em Construção: AICEB, Uma História de Amor
Estou iniciando hoje a pré publicação da obra:
AICEB: Uma História de Amor.
O objetivo é tornar conhecida nossa história.
Conto com a colaboração de todos para ajudar com correção de alguma informação errada. Caso alguém tenha mais informações sobre os temas, também pode dar sua colaboração.
INTRODUÇÃO
Há quase dois mil anos atrás, Cristo afirmou para seus discípulos que sua Igreja seria preservada contra os constantes ataques do inimigo. “Edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:18).
Ele sabia das dificuldades, mas de antemão, dava-lhes a promessa e segurança de que, como Igreja de Cristo, seriam invencíveis e vitoriosos. Por quase dois mil anos, contra a Igreja de Cristo, perseguições têm sido desencadeadas, sangue vertidos e vidas sacrificadas.
Nos dois últimos séculos homens dedicados abandonaram seu torrão natal pela obediência a Deus trazendo o evangelho à cidade de Barra do Corda - Ma. Cidade esta tão escravizada por toda sorte de pecado.
A Igreja Cristã Evangélica de Barra do Corda foi apenas mais uma a passar pelas provações, ser aprovada e como recompensa receber o título de mãe de mais uma denominação evangélica no Brasil. E o que ela é hoje deve ao esforço de João Batista Pinheiro, um homem com muitos limites, mas que amava ao Senhor e, do trabalho de missionários independentes que chegaram ao Brasil.
A AICEB (Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil), em comparação com outras Denominações, é relativamente nova. Sua origem se deu com a chegada de João Batista Pinheiro em Barra do Corda, no Estado do Maranhão, em 1893.
Seu estabelecimento se deu através do amadurecimento dos pontos de pregação que foram se tornando congregações e posteriormente feito o registro oficial das igrejas filiadas a esta denominação, inicialmente AIE – Aliança das Igrejas Evangélicas, depois AICENB – Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Norte do Brasil e atualmente AICEB - Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil.
De 1967, data de sua definição como AICEB, esta denominação tem se expandido por todo o Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul.
Neste trabalho também está registrada a genealogia de João Batista e seus irmãos. Esta é uma homenagem a este grande homem que não mediu esforços para trazer o evangelho para seus familiares que moravam em Barra do Corda. Barra do Corda aqui é reconhecida como a maternidade onde nasceu a AICEB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário