EBD
Teologia do Culto
Lição 19
CARACTERÍSTICAS DE CULTO CRISTÃO
2ª PARTE
O culto evangélico tem 3 características:
1. Pregação da Palavra
A pregação da Palavra é uma das formas de Deus nos instruir e ela deve ser:
CONTINUAÇÃO ....
a) Para nos ensinar o que Jesus ensinou – “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Este ensino visa o crescimento pessoal. Em Atos 2:42 mostra a perseverança daqueles novos convertidos ao cristianismo.
Cada um estava saindo de uma forma religiosa diferente do cristianismo e tinha necessidade de saber mais sobre as doutrinas cristãs ensinadas pelos apóstolos. Queria conhecer mais sobre Deus a quem amava e servia agora.
b) Para nos ensinar a fim de sermos protegidos das falsas doutrinas – “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.” (Mt 24: 24).
Os falsos profetas, deliberadamente, torcem o sentido da Palavra.
Eles até permitem que o homem use a Bíblia Sagrada, mas torcem o seu sentido de forma que a verdadeira orientação bíblica não seja conhecida e obedecida. Com isto, o caminho oferecido para trilhar, em vez de aproximar o homem de Deus, o distancia por praticar ações contraria ao que de fato prescreve a Palavra de Deus, levando-o a um destino desastroso (2 Pe 2:1-3).
Se a igreja conhece bem as doutrinas cristãs não será enganada por falsos mestres.
Muitos, na busca pela salvação e não conhecendo as verdades bíblicas, saem por ai criando teorias e “teologias”, usando a própria Bíblia para justificar suas ideias. Também, usam muitos métodos diferentes da cruz de Cristo, dando origem a vários movimentos religiosos.
Gálatas 1:8 diz: “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!”. Paulo adverte aos gálatas para não aceitarem outra mensagem diferente da que ele havia pregado, mesmo que ela fosse anunciada por anjos.
Só será possível detectar um falso ensino se houver conhecimento das verdades bíblicas. E só há conhecimento das verdades bíblicas se houver um estudo sério da Palavra.
c) Para nos ensinar a fim de ensinarmos a outros – Paulo exorta seu discípulo Timóteo a fazer isto. “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” (2 Tm 2:2).
A pregação da Palavra tem um caráter educador. Ela não deve ser apenas para auto crescimento. Mas, aquilo que aprendermos, devemos ensinar a outros a fim de que cresçam junto conosco até que todos “cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Ef 4:13).
Em Mateus 28: 20 tem uma ordem de Cristo para que os discípulos fizessem com outros o que foi feito com eles. Os que aprenderam, agora, tinham a responsabilidade de passar para outros e foi graças à obediência de muitos que hoje nós conhecemos a Sá Doutrina. Cabe a nós darmos continuidade, com perseverança, a este ensino.
Como podemos aprender sobre a Bíblia e suas verdades? Perseverando no seu estudo. As seitas doutrinam, muito bem, seus adeptos. E quando eles veem nos catequizar, muitas vezes ficamos sem argumentos diante deles. Porque? Por falta de conhecimento sólido, profundo e correto das doutrinas bíblicas. Porque isto acontece? Por falta de perseverança no estudo sistemático da Bíblia. Falta de perseverança na doutrina dos apóstolos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário