sexta-feira, 11 de setembro de 2015

EBD
 

Teologia do Culto 

 Lição 22
CARACTERÍSTICAS DE CULTO CRISTÃO

 4ª PARTE

2º ESTADO DO ADORADOR: A adoração deve ser em verdade

Adorar em verdade e fazê-lo sem mentira, sem hipocrisia, sem falsidade, sabendo o que está fazendo. Adorar com conhecimento de Deus através da sã Doutrina. “Adorar em verdade é o contrário da adoração baseada em um entendimento inadequado de Deus.” (PIPER, 2001, 67).

Não basta para Deus uma liturgia bem elaborada com ações bem ensaiadas, mas que não há compreensão do que está acontecendo. “[...] para Deus, é preciso que saibamos o que estamos fazendo, de modo a fazermos o que lhe agrada” (AMORESE, 2004, 36).

Adorar através da música é cantar sabendo o que está cantando. Não cantar só porque está na moda ou na transparência. Adorar através da oração é orar sabendo o que está dizendo e não reproduzir palavras e frases decoradas e mecânicas.

Adorar através do testemunho é reconhecer, exatamente, o que Deus tem sido em sua vida, em quais situações Deus tem se revelado.Deus é espírito e essa adoração deve ser em espírito e em verdade. “Aqueles que verdadeiramente adoram são aqueles que seguem a Deus em seu espírito, mas fazem de acordo com a verdade da palavra de Deus”.

Adorar em verdade é adorar sem mentira, hipocrisia, sabendo exatamente o que está fazendo e o que está dizendo seja em forma de oração, música, declaração, testemunho. A oração mecânica nos leva ao afastamento da adoração em verdade.

É comum se ouvir frases como estas, por exemplo: “Senhor, pedimos agora a tua presença em nosso meio.” Se nós somos salvos o Espírito Santo habita em nós, se ele habita em nós onde estivermos ele estará também, portanto não há necessidade de fazermos este pedido.

A mesma coisa acontece com o que cantamos, pois muitas vezes não expressa o que estamos sentindo, o queremos dizer ou menos ainda o que um salvo deve dizer. Exemplo CC 167 - “eu te adoro, sempre imploro, ó Jesus habita em mim”.

Só pode adorar aquele que já tem Jesus em sua vida, porque então pedir para Ele vir e habitar? A não ser que o cantor não seja salvo. Mas se ele não é salvo, não pode adorar a Deus em espírito e em verdade.

Quando uma música conclama alguém a vir do jeito que está para adorar, está dizendo que não precisa confessar pecados ou se reconciliar com Deus, pois Ele aceitará a adoração. Mentira.

Vir do jeito que está para salvação, sim: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (Jo 6: 37), mas para adoração, não.

Deus não aceita adoração de alguém que está de qualquer jeito. A Bíblia relata o caso de dois filhos do Sumo Sacerdote que tentaram fazer isto: “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados.

Então saiu fogo da presença do SENHOR e os consumiu. Morreram perante o SENHOR.” (Lv 10: 1,2) Este foi um pecado de desobediência. Na Lei judaica havia regras bem claras para se apresentar ao Senhor e a purificação dos pecados era uma delas, mas eles vieram como estavam. Deus não aceitou e ainda os fulminou.

Cantar, orar ou prestar qualquer outra forma de adoração a Deus sem saber o que está fazendo pode ser perigoso e ainda mais, não é aceito por Deus. Adoração em espírito e em verdade é a adoração que sai do mais profundo ser do adorador, sabendo, exatamente, o que está fazendo para o coração de Deus, o Ser adorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário