EBD
Teologia do Culto
Lição 23
CARACTERÍSTICAS DE CULTO CRISTÃO
5ª PARTE
3º ESTADO ESPIRITUAL DO ADORADOR – A adoração deve ser pelo Espírito
No Antigo Testamento o Espírito Santo é apresentado como sendo por nós. Já no Novo Testamento Ele é apresentado como vivendo conosco e em nós (Jo 14:17). Em João 14 a 16, Jesus se refere ao Espírito Santo como “Ele”. Isto significa que o Espírito não é apenas uma “força” ou uma “coisa” como muitos difundem. Mas, é uma pessoa e, como tal, faz coisas que uma força não faria.
Quem é o Espírito Santo? Ele é a terceira pessoa da Trindade. Ele tem todas as características de Deus. Ele é Deus. Ele é eterno (Hb 9:14); Ele é onipotente. (Lc 1:25). Ele é onipresente (Sl 139:7); Ele é onisciente (1 Co 2:10,11); Ele é Santo (Mt 1:20) entre muitos outros atributos.
“Nós adoramos a Deus pelo seu Espírito” (Fp 3.3). Se o Espírito Santo é Deus, então é o próprio Deus quem nos leva a adorá-lo.
Não são as muitas técnicas utilizadas pelo homem que levam alguém a adorar a Deus. Não são as muitas palavras de alguém em frente de uma congregação que seriam capazes de levá-la a adoração a Deus.
Não é, nem tão pouco, uma liturgia bem elaborada, um ministério de música bem capacitado e ensaiado que levará o cultuante a adorar verdadeiramente a Deus.
Dependendo do conteúdo ou da forma como são executadas estas ações elas podem, até impedir alguém de adorar a Deus naquele momento.
Em João 15:5 diz: “Sem mim nada podeis fazer.” Isto significa que não adianta tentar fazer nada e, muito menos, adorar a Deus sem Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário