EBD - Teologia do Culto
Lição 26
CARACTERÍSTICAS DE CULTO CRISTÃO
3.Comunhão horizontal e vertical
1ª PARTE
O termo comunhão vem do grego koinonia e significa conforme a definição de Taylor, “participação, quinhão, comunicação, auxílio, contribuição, sociedade, comunhão, intimidade, ‘cooperação’.”
“Esta comunhão existente entre os membros da Igreja em Jerusalém, expressava a prática de Jesus que havia sido repassada pelos apóstolos, mostrando que a vida em comum era dever dos discípulos de Cristo” (OLIVEIRA, 9).
Não se tratava de nenhum movimento comunista que prega a igualdade social sem direito a ter bens pessoais, mas expressava o que haviam aprendido com Cristo e que agora deveria ser a prática da igreja (At. 4: 32).Esta comunhão também se expressa no ato do batismo (Rm 6:1-5; Cl 3:1-4) e da ceia do Senhor (1 Co 11:23-26).
“A celebração da ceia representava a união dos crentes com Cristo e a união entre eles mesmos, como um meio eficiente de manterem-se fortes a fim de sustentarem sua condição de crentes dentro de Jerusalém” (OLIVEIRA, 10).
GRUDEM complementa dizendo que
"[...] a ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão mais maravilhosa na presença de Deus, no futuro, quando a comunhão do Éden será restaurada e haverá então uma alegria ainda maior, porque os que comem na presença de Deus serão pecadores perdoados, agora confirmados em justiça, incapazes de pecar outra vez."
A igreja primitiva já nasceu com quase 3 mil membros. Se é difícil manter a comunhão em uma igreja do tamanho das que conhecemos hoje, por causa da chamada “incompatibilidade de gênios”, imagine naquela igreja com 3 mil membros.
CONTINUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário