quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015


 


              83ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 50 – Parte 2 

"Sacrifício de Gratidão"

Este é um dos 12 Salmos atribuídos a Asafe. Nos versos 1-4 Deus convoca a todos para ouvirem o julgamento do seu povo. Mostra também o trato de Deus tanto para com Israel, seu povo, quanto para com os ímpios.

1.    Trato com seu povo

Israel cumpria, religiosamente, seus deveres durante as celebrações cúlticas, conforme a Lei. E o Senhor não estava repreendendo-o por isto. Mas advertia-o de que não Ele não precisa se alimentar destas ofertas trazidas para sobreviver. Afinal, tudo lhe pertence.

O que Deus realmente espera do seu povo como oferta é um coração cheio de gratidão pelo que tem recebido de Dele; que Seu povo cumpra seus votos e que, em momento de angústia, clame a Deus, pois Ele está pronto para livrá-lo.

APLICAÇÃO

Muitas vezes, nós em nosso cumprimento religioso, prestamos a Deus um culto formal, vazio e cheio de rituais mecânicos. Estamos mais interessados no que Deus pode nos dar do que nós podemos dar a Ele. Muitas vezes estamos realmente interessados em, apenas, cumprir nosso dever religioso.

Neste Salmo, o que Deus realmente espera de nós, seu povo, é que ofereçamos a Ele em sacrifício: nosso sacrifício de gratidão; cumprimento dos nossos votos a Ele; e clamar a Ele somente, no dia da angústia. Hoje vamos refletir sobre o sacrifício da gratidão a Deus.

a.            Sacrifício de Gratidão – Sacrifício é renunciar, voluntariamente, a algo. A gratidão é um reconhecimento por algo recebido. Sacrifício de gratidão é sermos gratos nas coisas difíceis de demonstrar gratidão a Deus.

Exemplo: perda de um ente querido; perda da saúde; perda de emprego; perda de quaisquer outras coisas que amamos ou necessitamos.

Para muitos parece loucura ser grato diante destas perdas. Mas, é nesta situação que mostramos nosso grau de maturidade na vida cristã. O quanto temos aprendido de Deus através de Sua Palavra.

Um dos textos mais conhecidos é: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade e Deus” (Ts 5:18). Ser grato a Deus pelas benesses não se constitui nenhum sacrifício. O que não significa que não devemos ser gratos por elas. Portanto quando a Bíblia diz: TUDO - significa nos momentos bons e difíceis.

ORAÇÃO

Obrigada Senhor porque nos momentos bons vejo tua mão agindo sobre mim. E nos momentos difíceis, também vejo o mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário