domingo, 1 de fevereiro de 2015

71ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 38 – “Ai que dor!”

Este é mais um Salmo de Davi onde ele se arrepende dos seus muitos pecados. Aqui também reconhece que seu pecado resulta em doença física e em profunda angústia mental (1-8). Por causa dessas enfermidades seus amigos não suportaram ficar próximo e o abandonaram. 

Os inimigos se aproveitaram de sua fragilidade para tramarem o mal contra ele. Tudo parecia sem solução. Mas, Davi cria na misericórdia e livramento de Deus e clama por socorro: “Apressa-te a ajudar-me, Senhor, meu Salvador! (22)”.

Vou me atrever a fazer um cálculo matemático. Se pecamos a cada hora (estou sendo generosa), são 24 pecados por dia. 24 x 30 dias, são 720 pecados por mês. 720 x 12 meses, são 8.640 pecados por ano.

Muitos de nós não temos o hábito de, em nossas orações diárias confessar pecados. E se os confessamos dizemos assim: “Perdoa todos os meus pecados”. Não discriminamos quais pecados e dificilmente buscamos a lista dos “24 pecados diários”. 

A Ceia do Senhor, em muitas igrejas é realizada, apenas uma vez por mês. Lá o pastor orienta a congregação a “examinar-se o homem a si mesmo”  (1 Co 11:28). Dá 1 minuto para este “exame”. 

Se não temos o hábito de confessar pecados diariamente, provavelmente estamos com um acúmulo de mais de 700 pecados e só temos 1m para confessá-los e pedir o perdão de Deus.

Se pecados não confessados ao longo de nossa vida, de alguma forma somatizam em nosso corpo, não é de admirar porque muitos de nós temos doenças inexplicáveis. Outras até diagnosticadas, mas que o tratamento não resolve. 

E aí dizemos em nossa angústia “Deus me virou as costas”. Não foi Ele quem fez isso. São os nossos pecados que nos afastam de Deus (Is 59:2).

RECOMENDAÇÃO:

1. Pedir auxílio do Senhor para reconhecer os pecados que não lembramos (Sl 139:23,24).

2. Ao pecar, não esperar o fim do dia ou a Ceia do Senhor pra confessá-los. Fazer isto imediatamente. Pois não fazê-lo traz consequências (Mt 6:14).

3. Crer que Deus é capaz de perdoar e aliviar esse fardo (1 Jo 1:9).

ORAÇÃO

Obrigada Senhor pelo recurso da confissão e garantia do teu perdão. Não preciso viver com o peso do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário