segunda-feira, 27 de outubro de 2014

           18º 


   DEVOCIONAL

    Salmo 8:1,2,9  

       2ª Parte

    ADORAÇÃO

Dando continuidade à reflexão do Salmo 8, vamos refletir sobre a parte que trata de um momento de adoração a Deus feito por Davi.

ADORAÇÃO - significa render culto a, ato de adorar; reverenciar, venerar, amar extremosamente. Biblicamente, só se pode adorar a Deus.

 “Somente ao teu Deus adorarás” (Mt4:10). Deus é adorado por aquilo que Ele é. Não se pode adorar quem não se conhece. E para se adorar a Deus é necessário conhecer seu caráter, seus atributos: Ex. Deus é fiel, justo, bom, misericordioso, amor, fiel, poderoso, absoluto, eterno, majestoso, entre outros.

Qualquer ato de reconhecimento de quem Deus é, se constitui um ato de adoração. Adoração também, não significa, necessariamente, cantar. Adora-se através da oração, do testemunho, de palavras e também de música.

O que define se um ato É adoração, é o seu conteúdo. Na música, por exemplo, não é um tom menor ou melancólico ou se é uma música lenta que define se ela é de adoração. 

Mas, o reconhecimento de quem Deus é. Exemplo: “Santo, Santo, Santo, Deus Onipotente ...”: Tu és soberano sobre a terra, sobre os céus tu és Senhor absoluto.” Neste Salmo Davi, claramente, reconhece quem é Deus: Ele é Senhor, Rei, Glorioso, Forte e Criador.

Quem Deus é para você? Um dos atributos de Deus mais visíveis em minha vida é “Deus protetor. Em muitas, grandes, pequenas e perigosas situações Deus tem me protegido.

APLICAÇÃO

Podemos adorar através da oração individual e coletiva; através da contemplação das obras de Deus; através do silêncio; do testemunho compartilhado com outros sobre os atributos de Deus em nós, ou podemos adorar através da música. 

Muitas pessoas adoram a Deus sem saber. Uma vez um aluno do Seminário me disse: “Quando volto do meu plantão noturno é no momento do nascer do sol e eu me apanho diante daquela vista reconhecendo a grandeza de Deus. Então estou adorando?” É claro que sim. 

Não precisamos estar numa igreja cantando, ou subindo num monte, para adorarmos a Deus. Basta, em espírito e em verdade, reconhecermos quem Deus é.


ORAÇÃO: 

Quero sempre reconhecer-te protetor e cuidador em minha vida, tanto do mal quanto do homem mal e de mim mesma enquanto “homem” mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário