terça-feira, 14 de outubro de 2014

7ª REFLEXÃO EM SALMOS


SALMO 5 – 2ª PARTE 

        Êta Lingüinha!

A segunda coisa que Deus mais detesta é uma língua mentirosa.

2. LÍNGUA MENTIROSA

Mentira: “Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro”.

Algumas pessoas, para justificar seu ato mentiroso, se desculpam pondo cor ou peso nele: “foi só meia mentira” ou “foi só uma mentirinha branca, não prejudicou ninguém”. Não existe este tipo de classificação para a mentira. Ela é sempre uma mentira. Prejudique ou não alguém e é considerada abominável aos olhos de Deus.

Quem tem língua mentirosa não escolhe lugar ou tempo para mentir. Não consegue controlar o impulso de mentir. Não controla a língua, perde a confiança das pessoas e desagrada a Deus. Conheci uma “irmã em Cristo” que me disse: “Quando começo a mentir não consigo parar”. Naquela ocasião ela estava levantando uma grande calúnia contra sua própria irmã de sangue.

Conheci outra “irmã em Cristo” que, quando ela conversava, todos já sabiam que só se poderia dar 10% de crédito sobre sua fala. 90% era mentira. São duas pessoas que se diziam filhas de Deus. A Bíblia (João 8:42-44)  diz que o diabo é o pai da mentira. Quem ama e pratica a mentira é filho de quem?  Por isso, agora estou em dúvida sobre a paternidade destas duas “irmãs em Cristo”.

Falar a verdade agrada a Deus e aumenta nossa reputação diante dos homens. Quando formos testemunhar de Cristo, acreditarão, por saberem que podem confiar em nossas palavras. Provérbios 12:19 diz: “Os lábios que dizem a verdade permanece para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.” Em seguida ela é desmascarada.

A mentira é algo que o diabo ama e vai levar muitos a praticarem este abominável ato. Apocalipse 22:15 mostra que será junto com o diabo que os mentirosos passarão a eternidade: “Quanto, porém, aos assassinos, aos incrédulos, aos abomináveis, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será o lago de fogo que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.

APLICAÇÃO
Se o diabo é pai da mentira, quem mente é o que do diabo? Pensemos nisto! A advertência bíblica é para que “Por isso renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros” (Ef 4:25). Fugir disso é receber de Deus a punição que Davi pediu para os mentirosos de sua época (Sl 5:6).

Deus, porém, é a própria Verdade (Jo 14:6). Nós, como filhos de Deus, devemos ter a mesma atitude que nosso Pai tem em relação a mentira.

ORAÇÃO 

Senhor, perdoe-me pelas vezes que pratiquei este ato abominável aos teus olhos. Ajude-me a ser verdadeiro com meu próximo. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário