quarta-feira, 15 de outubro de 2014

                                        8ª REFLEXÃO EM SALMOS


          SALMO 5 – 3ª PARTE 

   “Mãos que derramam sangue”

Continuando nossa reflexão Salmos 5:5-10, com o auxílio de Provérbios 6:16-19, vamos aprender sobre mais coisas que Deus aborrece. Aqui o ódio de Deus é por “mãos que derramam sangue inocente”.

3. “MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE”.

Uma das coisas que Deus abomina é a violência. Esta foi a causa Dele ter destruído a raça humana através do dilúvio (Gn 6:13) só restando Noé e sua família. Mais a frente, Seu povo volta a seguir pelo caminho da violência despertando outra vez Sua ira. Ele o entregou ao exílio babilônico (Ez 8:7-18).

No Novo Testamento, em 1 João 3:15a diz: “Quem odeia seu irmão é assassino dele”. Talvez nunca tenhamos matado, literalmente, alguém. Mas, esta referência mostra que no coração do odioso já matou o objeto do seu ódio. 

Uma das consequências deste sentimento é que esta pessoa “não tem a vida eterna permanente em si” (1 Jo 3:15b). Este assassino, também carrega consigo o pecado da mentira, pois João 4:20 diz que “Se alguém diz que ama a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso”. 

Como conseqüência, outro pecado praticado por este assassino-mentiroso é a vingança.

Vingança é represália, desforra, retaliação que, sendo materializada em direção ao ser odiado, pode se transformar em ações violentas que, se não houver o controle, pode até matar literalmente.

Ódio é inimizade, hostilidade, antipatia, rancor, aversão, forte repugnância, ojeriza que, se não controlados podem até matar, literalmente.

A recomendação bíblica para se evitar isto é:
1.    “Ama o teu inimigo e ora pelo que te persegue” (Mt 5:43-46).

2.    “A mim me pertence a vingança; eu retribuirei [...]. Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10:30,31).

3.    “Se o teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele” (Rm 12:20).

APLICAÇÃO

Em Romanos 12:17-21, o Senhor nos adverte que a ira e a vingança contra os nossos inimigos são responsabilidades Dele somente e nos adverte também, a qualquer custo, vivermos em paz com eles. 

Posso não matar, literalmente, mas quando odeio meu irmão, já o matei em meu coração.
Não é fácil, eu que o diga. Mas, com a ajuda de Deus o será.


ORAÇÃO: 

Senhor, ponha o sentimento certo em meu coração pelos meus amigos e inimigos. Me ajuda a orar pelos que me perseguem, pois não é fácil! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário