segunda-feira, 20 de outubro de 2014

                                                              11ª

REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 5 - 7ª PARTE

"Semear contendas entre os irmãos"

A 7ª e última atitude desta lista, Deus abomina (Pv 6:19b). Semear contenda entre os irmãos é falar ou fazer qualquer coisa que venha a pôr um irmão contra o outro. 

Quando falo mal de um irmão para outro, sem perceber, estou semeando contenda entre eles, pois minha fala má poderá despertar desconfiança, decepção ou mesmo discórdia entre eles. O Salmo 133 diz: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união [...]. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre”. 

Quando semeamos contenda entre os irmãos, além de impedirmos as bênçãos do Senhor sobre todos da comunidade cristã, também impedimos que os de fora creiam que Cristo pode salvar e transformar o homem ruim em bom.

O que a Bíblia diz sobre contenda:
1.    “O que ama a contenda, ama o pecado” (Pv 17:19).
2.    Ele apresenta a contenda na lista dos pecados (Rm 1:28-32)
3.    “Como o abrir-se de uma represa, assim é o começo de uma contenda” (Pv 17:14). Não há mais controle sobre os seus efeitos.

Se dizemos que amamos a Deus, então devemos detestar o que Ele detesta. Ele diz em João 14:15,23: “Se alguém me ama obedecerá as minhas Palavras”.
Quais são as Palavras Dele?

1.    “Busca a paz e empenha-te por alcançá-la” (1 Pe 3:11);
2.    “Façam todo esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. (Ef 4:3);
3.    “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que vos perseguem, para que vocês venham a ser filhos de Deus” (Mt 5: 44,45).

APLICAÇÃO

Todos os comportamentos da lista de Provérbios 6:16-19: “olhar altivo, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traçam planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentira e o que semeia contenda entre os irmãos”, têm sido constantes no meio da Igreja de Cristo porque ela tem tolerado cada um.

Ela está pronta para repreender, disciplinar e até excluir os que praticam o adultério, mas não faz o mesmo com os que praticam os pecados alistados em Provérbios 6:16-19. O certo é repreender tanto um quanto os outros para que Deus “ordene a bênção e a vida para sempre” (Sl 133), no seu meio. 

Às vezes ouvimos: “Parece que há uma cabeça de jumento enterrada aqui nesta igreja. Trabalhamos, trabalhamos e não crescemos.”(Esta é uma frase própria da macumba, cuidado!). Não é o jumento que está enterrado ali. É o pecado que reina, soberanamente, ali que impede o seu desenvolvimento tanto espiritual quanto em quantidade.

ORAÇÃO

Senhor, sonda-me e ver se há em mim estes caminhos maus e guia-me pela vereda da justiça, por amor do Teu Nome.


Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário