sexta-feira, 24 de outubro de 2014


                  15º 

REFLEXÃO EM SALMOS

  Salmo 7:1-11 – 1ª Parte

      "Dá Pra Perdoar"

No Salmo 7:1-11 Davi reconhece que o lugar mais seguro para se refugiar, contra os inimigos, é em Deus. Também confessa que, se procedeu como os seus inimigos, que Deus o julgue e o puna. Pede que Deus aplique sua justa justiça tanto com ímpios como com justos conforme cada um merece. 

O que me chama a atenção aqui é o fato de Davi reconhecer que, também, pode cometer erros contra outras pessoas e confessa isto para Deus. Diferentemente de muitos de nós que achamos que somente os outros erram em relação a nós.

Confissão – é declarar-nos culpados diante de Deus e dos homens. É admitir que Deus tem razão e nós não. Tudo isto com o objetivo de obter o perdão de Deus para os nossos pecados.

Consequências da não confissão de pecados:

1.     Perda da alegria – “Restitui-me a alegria da salvação”. (Sl 51:12).

2.     Perda da saúde – “Enquanto eu mantinha escondido os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.” (Sl 32:3).

3.     Peso da mão do Senhor – “De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho”. (Sl 32:4)

Deus providenciou o recursos da confissão de pecados para que seus filhos não vivam mais sob a escravidão tortuosa deles. Há perdão para qualquer pecado. A exceção é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mc 3:29). Mas, para que Deus perdoar os pecados confessados faz algumas exigências a serem cumpridas:

1.    SE confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1:9)
2.    SE o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. (2 Cr 7:14)
3.    SE perdoardes aos homens as suas ofensas, eu o perdoarei. Se não perdoardes aos homens as suas ofensas, eu tão pouco, o perdoarei.” (Mt 6:14,15)

APLICAÇÃO

A confissão de pecado tem um caráter terapêutico. Enquanto os mantemos como um bichinho de estimação, adoecemos. Mas, a confissão traz cura. “Confessai os vossos pecados uns aos outros para serdes curados” (Tg 5:10). 

Bem aventurado aquele cujo pecado é perdoado (Sl 32:1). Pecado confessado e perdoado traz alívio para a mente, o coração e o corpo. Então, porque viver doente?


ORAÇÃO: Senhor, tenho confessado meus pecados diante de ti. Perdoe-me e ensine-me a cumprir as exigências para receber teu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário