quinta-feira, 16 de outubro de 2014

                 9ª 

REFLEXÃO EM SALMOS

SALMO 5: 8,9 - 4ª Parte

“Coração que trama o mal”

 “Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho; pois não têm eles sinceridade nos seus lábios; o seu íntimo é todo crime; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam”.

Conforme Provérbios 6:16-19, a quarta coisa que Deus aborrece é um coração que está sempre pronto para tramar o mal contra o próximo.

4. “CORAÇÃO QUE TRAMA PLANOS PERVERSOS”

O coração, na Bíblia é considerado como o centro do intelecto: “Cujo coração maquina o mal (Pv 6:18); centro das emoções: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus” (Dt 6:5); e o centro da vontade: pode buscar ao Senhor (1 Cr 22:19). 

Isto significa que podemos usar nosso intelecto para planejar o mal ou o bem. Significa que podemos amar ou odiar as pessoas e que podemos decidir se queremos fazer o bem ou o mal para elas.

Se já temos uma nova natureza e um coração transformado pelo Espírito de Deus, não é certo continuarmos praticando as obras da velha natureza, também conhecidas como obras da carne. “Aqueles que praticam estas coisas não herdarão o reino de Deus”(Gl 5:19-21).”

APLICAÇÃO:
Pensamentos beligerantes em relação às nossas má-querências é um tipo de “maquinação do mal” contra elas. Às vezes, nunca as fazemos ou dizemos, mas não significa que não sejam “planos perversos”. Se não renunciarmos esta prática, um dia elas poderão se realizar. Afinal, tudo começa na mente. A Bíblia nos ensina como fugir desta prática:

1.    Não fazermos amizade com o iracundo para não aprendermos com ele esta prática (Pv 22:24-25);
2.    “Longe de vós toda amargura, cólera [...] perdoando-vos uns aos outros...” (Ef 4:31-31)
3.    “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida” (Pv 4:23). Sejam elas boas ou más.


ORAÇÃO: Senhor, livre-me do homem mal e da maldade, que ainda persiste em mim, para que eu não proceda como homem mal em direção ao próximo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário