quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O PAPEL EDUCADOR DA IGREJA


1ª Parte

INTRODUÇÃO

Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou no Éden, teve o cuidado de lhes ensinar em como deveriam proceder tanto em relação às suas atividades quanto ao seu relacionamento com Deus. Durante todo o decorrer da história, vemos Deus, através da Bíblia, ensinando o seu povo a viver conforme Ele quer. 

Era preocupação de Deus, desde o princípio a educação de seu povo. Hoje a igreja local tem a responsabilidade de, através da Bíblia, continuar instruindo o seu povo em como proceder no ambiente onde está inserido, bem como no seu relacionamento com o próximo e com Deus. 

Esta educação não é algo que acontece em momentos esporádicos mas, contínua, desde o nascimento cristão até a morte biológica.  A educação cristã transformadora prioriza um ensino teórico-bíblico substancial, bem como associa este a uma prática integral de vida cristã que vise a honra de Deus e o testemunho de seus feitos.

 A atenção que a igreja local vai dar ao papel educador irá determinar se ela terá sucesso ou perdas no desenvolvimento da maturidade cristã de seus membros.

Esta série “Papel Educador da Igreja” em 4 lições na Revista Ebenézer, tem como objetivo mostrar à igreja local que ela tem um papel educador, desafiando-a a desenvolvê-lo com esmero e eficiência, cumprindo, assim, o que prescreve a Grande Comissão. 

Objetiva, também, mostrar que a educação cristã deve ser integral; identificar quais são os promotores e agências de educação cristã na igreja; e, discorrer sobre os objetivos da educação cristã.  

O QUE É EDUCAÇÃO CRISTÃ

A educação cristã, antes de qualquer conceituação, é obediência ao mandado de Cristo que disse aos seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos [...] ensinando-os” (Mt 28: 19,20). Neste sentido ela é a continuação permanente do processo que possibilitará o novo convertido a ser um imitador de Cristo. 

Não basta anunciar o evangelho a toda criatura (Mc 16:15), é preciso ensinar-lhe a ser cristão. Smith (1989, p.17) diz que “Educar significa [...] conduzi-las à prática dos conceitos cristãos como padrão de vida. Inclui ainda o treinamento para as funções da igreja e a motivação para uma vida de serviço em nome de Cristo”.

George (1993, p.16) define educação cristã como sendo: “Todos os esforços deliberados, sistemáticos e sustentados, pelos quais a comunidade da fé procura facilitar o desenvolvimento de um estilo cristão de vida, por parte de pessoas e grupos”.

 Ela diz ainda que a educação cristã tanto transforma como forma a pessoa, bem como a comunidade. Conforme Downs (2001, p.17), educação cristã “é o ministério de levar o crente à maturidade em Jesus Cristo”.

A educação cristã difere da educação secular no que diz respeito aos seus resultados. Ela é “um convite a algo que deve ser vivenciado, não apenas uma atividade a executar” (SISEMORE, 1995, p.63). A educação cristã prepara o indivíduo para viver em sociedade sim, mas também, vai além. 

É uma educação com resultados eternos. Por isso o educador cristão precisa assumir a postura de que ele não apenas ministra uma aula, mas é um professor que deve ter todo um investimento de tempo e de preparo para a lição que ministrará posteriormente. 

Este investimento inclui preparação pessoal que contempla o estudo, a pesquisa, a construção de objetivos claros, o planejando cuidadoso de cada lição, bem como a escolha dos métodos e recursos didáticos que o ajudarão a comunicar com clareza e exatidão o conteúdo a ser exposto.

 Também, inclui sua preparação espiritual através da oração, leitura devocional da Bíblia, autoexame, com o propósito de se deixar usar como canal de benção. Quando o educador agir assim, ele se colocará à disposição de Deus, como instrumento sagrado, para que Ele mesmo ministre aos corações dos ouvintes. Só então será realizada uma educação cristã relevante na vida dos alunos.

Educação Cristão não é uma programação para a EBD e nem para o Departamento de Criança, apenas, como muitos acreditam. Mas, é uma responsabilidade da igreja, para a igreja toda, durante o tempo todo visando alcançar cada membro como um todo: intelectual, comportamental, emocional e espiritual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se a igreja for conscientizada do valor de uma educação cristã eficiente, com objetivos definidos e estratégias bem elaboradas ela deixará de ser, em alguns casos, um ponto de encontro de amigos, apenas um local de reuniões informais ou culto de adoração a Deus para se transformar, também, em uma grande e verdadeira instituição de ensino cristão com resultados presentes e eternos. 

Quando a igreja tiver um esclarecimento correto a respeito do papel de um Departamento de Educação Cristã e o que ela é capaz de fazer através deste, certamente mudará seu rumo e sua estratégia de ação. Quando a igreja tomar consciência de sua missão educadora e qual a sua verdadeira função aqui na terra, cumprirá a grande comissão de Cristo: ganhar o indivíduo pra Cristo e lhe ensinar a ser cristão. E isto só acontecerá quando alguém lhe disser. 

Acreditando nos benefícios que uma educação cristã relevante pode proporcionar, não só ao povo de Deus, mas à comunidade também, visto que seus efeitos se estendem até ela; vendo o quanto algumas igrejas têm estado distante do que se entende por desenvolver seu papel educador e o quanto este ato poderá ser uma mola propulsora no processo de seu crescimento tanto quantitativo quanto qualitativo é que me proponho discorrer sobre este tema.  

Espero poder contribuir com a igreja local através destes trabalhos. Deus os abençoe.

Mana Lobão
Professora do SCEN

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