EBD - TEOLOGIA NO CULTO
LIÇÃO 13
DEFININDO TERMOS
9. AMÉM – Pergunta ou Confirmação? 1ª Parte
Amém é uma “palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo.
Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente".
Também significa “Eu Acredito” ou ainda em relação a uma esperança futura "Que assim seja". A interjeição “Amém!” é usada no final das orações em concordância com o que foi dito pelo orador. Também é usada no final da leitura de algum texto bíblico ou de algum comentário proferido pelo pregador.
Quando Esdras leu o Livro da Lei durante o culto “todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém!” (Ne 8:6). Ou seja, todo o povo confirmou diante de Deus como se fossem as expressões de cada coração ali presente.
No Antigo Testamento é usado quando o “ouvinte reconhece a validade de uma maldição e se declara disposto a aceitar suas consequências” (Nu 5:20-22; Dt 27:15-26;) ou para receber um anúncio bom ou profecia favorável (1 Rs 1:36; Jr 28:6).
Conforme o N.D.B. (67) , amém também significa “ser firme, constante, digno de fé, fidelidade, verdade”. No Novo Testamento Cristo pode ser chamado de “Amém”, Verdadeiro (Ap 3:14).
O D.A.S. XXI conceitua amém como sendo uma “palavra litúrgica de aclamação que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja.”
Hoje em dia, se percebe em muitos cultos, pessoas, que estão na direção de alguma atividade cúltica, usarem o termo “amém?” para checar se todos já encontraram a passagem bíblica solicitada.
Exemplo: “os que já encontraram, digam amém”. Ou é usado por outros no momento da saudação: “eu quero saudar a todos com a paz do Senhor, amém irmãos?” outros ainda, mal chegam ao púlpito e já dizem: “Amém?” do nada!!! Outros ainda, dizem “amém?” como se fosse um “né?” ou outra forma de cacoete. Ou, só porque esqueceram a próxima palavra ou frase.
CONTINUA ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário