terça-feira, 4 de agosto de 2015

146ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 94 – 1ª Parte 

 Deus, Juiz Vingador!

Aqui o salmista apresenta Deus como Juiz Vingador. Um Deus que intervêm nas situações em que os ímpios se apresentam como seres arrogantes, malfeitores que massacram o povo de Deus, matam pessoas inocentes e ainda acham que Ele não vê nada (1-7). Como Deus não vê?

O que fez o ouvido, o olho e a inteligência, vê, ouve e sabe muito mais do que sua criatura e não deixará impune esses que praticam iniquidade. Para eles está reservada a punição mais severa: “Uma cova se abrirá” (8 - 13). O Senhor sonda os seus pensamentos e vê que são fúteis.

O salmista reconhece que Deus jamais fará aliança com os que praticam a injustiça. O que acontecerá é que seus crimes se voltarão contra eles mesmos e os destruirá, por causa dos seus pecados. “O nosso Deus os destruirá” (23).

APLICAÇÃO

Vivemos no meio de pessoas que procedem como estes descritos no Salmo 94, realmente achando que Deus não vê tudo o que acontece. Muitas destas pessoas nem creem que Ele existe, mas isto não impedirá que Deus aplique Sua justiça na vida de cada um deles. Sua sentença já está definida e cada um receberá a paga das suas obras más.

O decepcionante é perceber que não só os ímpios fazem isso com o povo de Deus. Muitos dos que pertencem a este povo agem como os ímpios maltratando seus irmãos, agindo com arrogância, perseguem os inocentes, abusam de sua autoridade e ainda acham que estão agindo em nome de Deus e para o bem do Seu Reino. Mas, Deus é Vingador e aplicará sua justiça para com estes também.

Dependendo de como receberá a disciplina que lhe será imposta por causa das suas atitudes más, poderá ser considerado feliz, pois o salmo diz: “Feliz é o homem que Deus disciplina, aquele a quem ensina a tua lei” (12). Mas, se a receber com rebeldia, certamente experimentará a justa vingança de Deus.

ORAÇÃO     


Nenhum comentário:

Postar um comentário