quinta-feira, 27 de agosto de 2015

EBD
 

Teologia no Culto 

Lição 15

10 – CASA DE DEUS

Neste trabalho, também gostaria de clarificar uma fala que é constante das pessoas que estão à frente de alguma atividade cúltica. É a expressão “casa de Deus” se referindo ao templo onde acontece o culto.

Vamos voltar um pouco ao Antigo Testamento. No Monte Sinai Deus mandou Moises recolher ofertas para fazer o Tabernáculo (Êx 25:1-9). O Tabernáculo foi designado como um santuário portátil durante todo o deserto até o tempo do Rei Davi. Era dividido em três partes:

1. Átrio, a parte externa onde os sacerdotes ofereciam os sacrifícios sobre o altar. Onde os cultuantes poderiam entrar.

2. Lugar Santo, onde estavam o Altar de Incenso (local onde os Sacerdotes queimavam incenso pela manhã e a tarde), a Mesa dos Pães da Propiciação (aos sábados eram colocados sobre ela 12 pães simbolizando as 12 tribos de Israel) e o Candelabro de Ouro ou Menorah “Diz-se que simboliza os arbustos em chamas que Moisés viu no Monte Sinai. De acordo com o Novo testamento significa "Cristo" como a luz do mundo”[1].

3. E o Lugar Santo dos Santos, onde estava o Véu, que o separava do Lugar Santo, a Arca da Aliança que simbolizava a presença de Deus contendo as Tábuas da Lei, a Vara de Arão que floresceu e uma vasilha com o Maná, alimento dado por Deus para o povo durante a peregrinação no deserto. A Arca era fechada por uma tampa chamada Propiciatório. Era ali que o Sumo Sacerdote, ao entrar uma vez por ano, aspergia o sangue do sacrifício em remissão dos pecados do povo.

Em uma das batalhas envolvendo Israel, os filisteus venceram a luta contra os israelitas e levam a Arca da Aliança consigo (1 Sm 4:5-11). Puseram a Arca no templo de Dagom (1 Sm. 5). Muitos males aconteceram aos filisteus que acabaram levando a Arca para Bete-Semes. Ali alguns homens olharam para dentro dela e morreram. Em seguida, foi transportada para Quireate-Jearim, onde ficou aos cuidados de Eleazar por 20 anos (1 Sm. 6).  

No reinado de Davi, não podendo ele ir até Gibeão, onde estava o Tabernáculo (1 Cr 21:28-30), resolveu edificar um templo que seria chamado de “Casa de Deus” e um altar do holocausto para Israel (1 Cr 22:1-5). A Arca da Aliança foi trazida para o tempo (1 Rs 8:1). Muitos Salmos compostos por Davi e outros, se referia a este templo como a “Casa de Deus”, onde estava a Arca da Aliança que simbolizava a presença de Deus (Sl 5:7; 26:8; 116:19; 122:1; 135:2).

Hoje vivemos o período da nova aliança. Cristo promete o Espírito Santo que ficará conosco para sempre (Jo 14:16). Paulo diz que somos templo do Espírito Santo (1 Co 3.16, 17). Isto significa que Deus não habita mais em templo feito por mãos humanas (At 14:24). Hoje, nós somos morada de Deus (1 Co 6: 19; 2 Co 6:16). 

Portanto, é errado nos referirmos ao prédio de “a casa de Deus”. Na verdade ali é o local onde a Casa de Deus se reúne para cultuá-lo.  Eu e você somos a casa de Deus. Era certo dizer isso no Antigo Testamento, mas agora no Novo Testamento não o é. A Igreja do Senhor é a Sua Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário