EBD - Teologia do Culto
Lição 14
DEFININDO TERMOS
9. AMÉM – Pergunta ou Confirmação? 2ª Parte
CONTINUAÇÃO ...
Como dito na lição anterior, hoje em dia muitas pessoas estão usando Amém! de forma incorreta e por motivos errados.
Estas pessoas exigirem que a congregação concorde com o que elas estão fazendo ou dizendo. Estão usando a expressão “Amém?” não em tom de confirmação, como já vimos o seu real significado acima, mas de solicitação.
Querem que a congregação responda ao seu “amém?”. Caso não correspondam a esta solicitação, pedem, mais veementemente e às vezes até em tom agressivo: “Amém, irmãos????”. Praticamente, exigem que a congregação concorde com elas.
Quando usar “Amém”
1. Este termo pode ser usado após leitura da Bíblia, durante e após orações e pregação da Palavra em concordância com o que ouviram.
2. Pode ser usado quando o exposto através de leitura, oração ou pregação for entendido e ela representa o que você crer. Calvino (1996, 420) diz que o objetivo de se dizer amém é “indicar publicamente que as orações, feitas por um, eram de fato de todos eles. Portanto ela indica a confirmação não só daquilo que afirmamos na oração, mas também do que pedimos nela”.
3. Amém só deve ser utilizado como um ato de afirmação – “eu concordo”, ou de exclamação (!) “que assim seja!” e nunca como pergunta (?) “Amém?”. Das 56 vezes que este termo aparece na Bíblia 53 delas são afirmação.
Exemplo: Bendito seja o Senhor para sempre! Amém! e Amém! (Sl 89:52; Ap 7:11-112). Os outros 3 exemplos não são interrogativos (1 Co 14:16; 2 Co 1:20 e Ap 3:14 – que se refere a Jesus como o que testemunhou verdadeiramente de Deus).
Não é errado querer saber se a congregação já encontrou o texto bíblico ou o número do cântico. Para isto podemos usar a frase “os irmãos já encontraram?” Ou então repetir duas ou três vezes para garantir que todos ouviram e encontraram.
Diante do exposto sobre o real significado do termo “amém” usá-lo como “jargão” é desfocar totalmente o seu sentido. Isto sem contar com o incômodo para muitos que conhecem o seu verdadeiro significado.
Se “Amem!” significa concordar com o que alguém está dizendo, a congregação diz amém e isto deve ser feito deliberadamente. Se não concordar, então não diz nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário