EBD
Teologia do Culto
Lição 18
CARACTERÍSTICAS
DE CULTO CRISTÃO
1ª PARTE
O culto evangélico tem 3 características:
1. Pregação da Palavra
Este é o momento em que a Palavra de Deus é anunciada aos ouvintes.
A pregação da Palavra de Deus:
A pregação da Palavra de Deus:
a) Deve ser clara de forma que haja compreensão por parte dos ouvintes. Deve ser desafiadora ao ponto de levar o ouvinte a aplicá-la em sua vida.
b) Deve ser falada na dependência do Espírito Santo visando a transformação de vidas e a produção de um caráter verdadeiramente cristão, “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Ef 4:13).
c) Também, deve anunciar as boas novas de salvação para aqueles que não conhecem a Cristo. E disse-lhes Jesus: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (Mc 16:15).
Para que isto aconteça, ela precisa ser anunciada de forma correta, sem interpretações errôneas, sem heresias e sem ajustes pessoais a fim de que a Palavra concorde com o que o pregador pensa e não o que ela realmente está dizendo.
A congregação não precisa aceitar tudo o que o pregador diz caso tenha desconfiança sobre o que ele falar. Neste caso precisa fazer como os bereanos que foram investigar na Palavra para saber se era verdade o que estavam ouvindo.
“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” (At 17: 11).
Muitas vezes a vida do pregador não condiz com a mensagem que está ministrando. O que fazer? Virar o rosto, sair do ambiente, criticá-lo? Não.
Neste momento devemos entender que é a Palavra de Deus que está sendo anunciada, portanto é Deus quem está nos ensinando, mesmo através daquele ser cheio de defeitos.
Deus tem as formas mais diversas para nos falar. Perguntemos então: “Senhor, o que queres nos ensinar através desta mensagem?” Devemos desviar a atenção que seria para o pregador e ouvir o que a Palavra de Deus nos diz.
Orar por ele, também, o ajudará a reconhecer suas falhas e assim aplicar aquelas verdades em sua própria vida. Nós também somos falhos e em algum momento estaremos na posição de pregador da Palavra.
Neste momento alguém poderá ter uma atitude negativa em relação a nós, desprezando o que a Palavra poderia ensinar e fazer em sua vida.
Esta atitude da congregação não isenta o pregador de buscar ter uma vida reta diante de Deus e dos homens (2 Tm 2:15).
CONTINUA ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário