EBD - Teologia do Culto - Lição 11
DEFININDO TERMOS
8. LEVITAS - Levi, a Tribo Separada -
8. Levitas - Levi, a Tribo
Separada
Levitas
são os descendentes de Levi, 3° filho de Jacó e Lia (Gn 29:34). Levi gerou
Gerson, Coate e Merari. Coate gerou Anrão, que gerou Arão e Moisés (Êx.6:
16-20).
Moisés foi o que tirou o povo do Egito e Arão seu irmão foi escolhido
como sumo sacerdote quando foi instituído o Tabernáculo no Monte Sinai durante
a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, saindo do Egito ao voltar para
Canaã, a terra prometida.
Quando o
povo no Monte Sinai pediu um bezerro de ouro para adorar (Êx 32: 25ss), foram os
filhos de Levi que vingaram a honra do Senhor punindo muitos dos apóstatas.
Talvez tenha sido esta demonstração de fidelidade a Deus que fez com que a
tribo de Levi recebesse tão grande responsabilidade – cuidar do tabernáculo e
tudo o que dizia respeito ao culto a Deus.
Os levitas não são somente cantores ou
instrumentistas. Os levitas eram pessoas que serviam nos mais variados
ministérios no tabernáculo. A música era uma destas atividades. No deserto foi
dada a responsabilidade para a tribo de Levi desmanchar, transportar e erigir o
tabernáculo. Ela também guardava o tabernáculo para que nenhuma outra tribo,
despercebidamente entrasse em contato com a tenda sagrada e experimentasse da
ira de Deus. (Nm 1:47-54).
Os descendentes de Arão seriam Sacerdotes (Nm
3:10; Dt 10:6), os outros levitas, receberam o ministério de auxiliar os
sacerdotes principalmente no que se referia ao tabernáculo. Eles iniciavam esse
trabalho quando completavam a idade de 25 anos indo até aos 50 anos. Dali para
frente eles faziam tarefas mais limitadas. (Nm 3:5-8).
Os
levitas estavam divididos entre três famílias.
1-
Filhos de Coate (filho de Levi) – responsáveis por transportar os móveis depois
que estes fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes, únicos que podiam
tocar neles (Nm 3:29-32; 4:1ss). Destes descendiam os sacerdotes. Coate, pai de
Anrão, pai de Arão e Moisés.
2-
Filhos de Gérson (filho de Levi) – cuidavam das cobertas, cortinas e véus – (Nm
4:40) sob a supervisão de Itamar filho de Arão.
3-
Filhos de Merari (filho de Levi) – responsáveis por transportar e erguer a
armação do tabernáculo e seu átrio (Nm 3:35-37; 4:29ss).
Em
Deuteronômio 17:9 há uma classe de levitas sacerdotes. Outras referências nos
passam a ideia de que outros deveres lhes foram adicionados: juízes (17:8,9);
controle da lepra (24:8); guardiãs o livro da lei (17:18); ajudantes Moisés nas
cerimônias (27:9). 1 Crônicas 9:14-26 mostra os levitas como porteiros. Outras
atividades: assistir aos filhos de Arão, nos átrios, nas câmaras, entre outros
(1 Cr 23:24ss). Os levitas não tinham salários nem porção de terra como os
demais, eles eram sustentados pelo dízimo das outras tribos.
Em 1
Crônicas 6:31ss, Davi constitui cantores levitas para dirigir o canto no
Tabernáculo. Asafe era descendente de Gerson, filho de Levi e foi nomeado o
líder de música e da adoração cantada (1 Cr 15:17,19 e 16:4,5).
Todo esse relato só para mostrar que
levita não é = a músico, cantor. Os levitas eram pessoas que ministravam
nos mais variados ministérios no Tabernáculo. A música era uma destas
atividades. Chamar os que servem no ministério de música de levitas “pode levar
a uma distinção discriminatória” (BATISTA, 2011, 57) e incentivar este grupo a
desenvolver uma atitude de arrogância. Tanto a discriminação quanto a arrogância
são atitudes diferentes do que a fé cristã prega. Todos os que estão servindo
no culto cristão são, antes cultuantes e em pé de igualdade.
A Igreja não é descendente de
nenhuma tribo de Israel, muito menos de Levi, mas de Cristo. “Caso a Igreja
continuasse o sacerdócio da Lei, removeria o sacerdócio de Cristo. Se
considerasse como válido a questão de linhagem sacerdotal genética, a da Igreja
pertenceria a de Jesus. Neste caso a tribo descenderia de Judá, pois nela os
gentios teriam sido inseridos como povo de Deus.” (BATISTA, 2011, 61).
Sendo
assim, a Igreja descende da tribo de Judá e não da tribo de Levi. Se levita é
uma referência a alguém que trabalha no Templo ela perde o seu propósito, pois
hoje cada salvo é o Templo do Espírito Santo. Se o termo levita se refere a uma
classe específica de separados para ministrar no Templo, também perde seu
sentido, pois todos somos sacerdócio real (1 Pe 2:9).
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