segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

EBD - TEOLOGIA NO CULTO

lição 49

CAPÍTULO 6 - CONTINUAÇÃO

2. CUIDADOS COM A MÚSICA NA IGREJA

Onde estão os erros teológicos? O que estamos ensinando ao cantarmos estas músicas? Analisemos o próximo ponto para sabermos onde estão os erros. E assim ensinarmos corretamente através da música?

• Evitando Doutrinas duvidosas ou até erradas.

CC 167 – “Eu Te adoro, sempre imploro: Ó Jesus, habita em mim!”

Logo no início da quadra diz: Meu pecado resgatado Foi na cruz por teu amor, E da morte, triste sorte, Me livraste Tu, Senhor! Aqui há uma confissão de que Jesus Cristo o salvou do inferno.

Se quem canta “Eu Te adoro, sempre imploro: Ó Jesus, habita em mim!” já é salvo, porque implorar para que Jesus habite nele? Não contradiria o que a Bíblia diz em João 14:17 “Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. Além do mais, só pode adorar a Deus quem já é filho dele.
CC 580 - “Vem, visita a tua igreja, Ó bendito Salvador!”

Se o Espírito Santo veio para morar dentro de nós, porque pedirmos para Ele visitar a igreja? Nós somos a igreja. Ele é morador e não visitante. Pedir para ele visitar a igreja significa que ele não está nem ali no meio da congregação e nem em cada um. (Jo 14:15-17).

O melhor seria arrumar a letra desta música de forma que não ensine uma teologia do Deus visitante ou Deus ausente. A presença de um salvo que tem Cristo em sua vida já é a garantia da presença de Deus em um lugar. Que tal “Santifica tua igreja, ó bendito Salvador”.

Vivificar significa, dar vida, reanimar (o inconsciente); dotar de vida alguma coisa; infundir nova vida a algo ou alguém. Outro erro aqui é o de pedir para ele vivificar a igreja. Porque? Ela está morta? Não tem vida em Cristo? Cristo morreu para nos dar nova vida.

Antes vivíamos mortos, como filhos das trevas (Ef 2:1-10), mas Cristo nos vivificou. Pedir que vivifique sua igreja é anular o sacrifício de Cristo para com ela, ou admitir que ainda não faz parte da família de Deus.

Como estas músicas do Cantor Cristão, existem muitas outras músicas que estão sendo cantadas em nossas igrejas ensinando de forma errada. Não podemos mudar a letra das músicas e gravar como se fossem nossas. Mas, podemos corrigir os erros e cantar em nossos cultos.

Que Deus abra os nossos olhos e nos tire desta dormência intelectual e espiritual ( Mt 13: 24-43), pois o inimigo está conseguindo nos distanciar dos princípios bíblicos através do que cantamos na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário