quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

EBD - TEOLOGIA NO CULTO lição 47



CAPÍTULO 6

ENSINANDO ATRAVÉS DA LITURGIA -

1. Ensinando através da Música - CONTINUAÇÃO

2. CUIDADOS COM A MÚSICA NA IGREJA

Muitas músicas cantadas nas igrejas hoje estão comprometidas teologicamente e comprometendo uma educação cristã relevante. Outras agências de educação cristã como a Escola Bíblica Dominical, o estudo bíblico e mensagens de domingo à noite, se preocupam em ensinar conteúdos bíblicos, mas quando chega o momento musical, as letras desautorizam o que foi dito anteriormente.

O ministério de música de uma igreja é um dos mais importantes. Mas, também é um dos mais perigosos. Ele tanto pode ensinar verdades bíblicas profundas e ajudar a igreja crescer de forma saudável, como pode ensinar conceitos totalmente errados, distorcer a verdade bíblica, levando essa mesma igreja à falência espiritual, a andar por veredas perigosas e até seguir ensino de demônios e apostatar da fé (1 Tm 4:1).

Como podemos ensinar através da música?

• Estudando a letra do que se está cantando.

Dificilmente uma igreja lê antes o que é posto na tela para ser cantado. Não sei se é excesso de confiança no ministério de música por achar que ele já fez esta avaliação ou se é falta de preocupação com o que está sendo cantado na igreja.

Também pode ser a ignorância sobre este perigo ou a falta de compromisso com a verdade bíblica. O fato é que muita coisa errada está sendo infiltrada na igreja através da música.

Martinho Lutero quando queria ensinar uma verdade bíblica ele escrevia uma música e passava a semana ensinando e estudando o conteúdo da letra para a congregação. No domingo quando a congregação se reunia para cultuar a Deus, ao cantar aquela música, já sabia, exatamente, o que estava dizendo. Isto é louvar e adorar a Deus, através da música, em espírito e em verdade, aliás, o tipo de adorador que Deus procura (Jo 4:23).

Prática essa que toda igreja de Cristo deveria adotar para evitar que este momento cúltico se transforme em desserviço à comunidade evangélica.
Como exemplo quero apresentar algumas letras que cantamos com uma certa frequência durante os cultos.

Analise a letra destas músicas e diga: Onde estão os erros teológicos? O que estamos ensinando ao cantarmos estas músicas?

CC 167 – Meu pecado resgatado Foi na cruz por teu amor,
E da morte, triste sorte, Me livraste Tu, Senhor!
Vem! inflama viva chama Em meu peito, bem sem fim!
Eu Te adoro, sempre imploro: Ó Jesus, habita em mim!”

CC 580 – Vem visita, Tua igreja Ó bendito Salvador.
Sem tua graça ela murcha. Ficará sem vigor.
Vivifica, vivifica nossas almas ó Senhor (bis)

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário