segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ENSINANDO ATRAVÉS DA LITURGIA


2ª Parte

A igreja tem seu papel educador e deve ensinar verdades bíblicas através de cada parte do culto. Nesta aula falaremos sobre como fazer esta educação cristã de forma relevante através da música.

1.     ENSINANDO ATRAVÉS DA MÚSICA  
Este tema foi discorrido anteriormente

2. CUIDADOS COM A MÚSICA NA IGREJA
 Visto que podemos ensinar o certo ou errado através da música devemos ter alguns cuidados:

·         Estudar a letra do que se está cantando.
Antes de levar uma música para o canto congregacional, o Ministério de Música precisa estudar a letra para saber o que nela contém. Se está de acordo com a Palavra de Deus. Se está de acordo com o tipo e tema do culto onde ela será cantada. Até mesmo para poder fazer algumas considerações sobre ela durante o culto.

·         Evitar Doutrinas duvidosas ou até erradas. 

  Ex.   CC 167 –   Meu pecado resgatado Foi na cruz por teu amor,
 E da morte, triste sorte, Me livraste Tu, Senhor!
 Vem! inflama viva chama    Em meu peito, bem sem fim!
 Eu Te adoro, sempre imploro: Ó Jesus, habita em mim!”

Se quem canta “Eu Te adoro, sempre imploro: Ó Jesus, habita em mim!” já é salvo, porque implorar para que Jesus habite nele? A promessa de Jesus em João 14:16, 17 é de que o Espírito que virá habitará em nós, os que cremos. Concordo que esta música seja cantada em cultos evangelísticos, mas primeiramente deve-se explicar o motivo e sentido da música, para que o ouvinte não pense ser esta a declaração de alguém que diz ter Cristo em sua vida.

      Ex. CC  580 - “Vem, visita a tua igreja, Ó bendito Salvador!”

   Se o Espírito Santo veio para morar dentro de nós, porque pedirmos para Ele visitar a igreja? Nós somos a igreja. Ele é morador e não visitante. O melhor seria arrumar a letra desta música de forma que não ensine uma teologia do Deus visitante ou Deus ausente. A presença de um salvo que tem Cristo em sua vida já é a garantia da presença de Deus em um lugar.  Que tal “Santifica, tua igreja, ó bendito Salvador”?

·         Evitando Letra cujo sentido não é claro.

 “Não apenas de palavras, reina hoje”. Palavra de quem? Palavra de Deus? “não apenas de palavras, reina mesmo, não me engana que não gosto”. Ou, minhas palavras? “eu estou falando sério, não são apenas palavras, reina mesmo”.

·         Evitar Letra sem sentido. Uso de rima só para rimar.

      “Jesus morreu na cruz por nossos pecados.
       Judas traiu Jesus porque é um cabra safado.
       Cabra safado, cabra safado,
       Judas traiu Jesus porque é um cabra safado”.

Teologicamente nenhuma destas frases está errada, (tirando a parte onde se usa um adjetivo, aqui, impróprio para Judas) mas não dá para junta-las e levar para a igreja cantar. A língua portuguesa é rica e certamente é possível encontrar outras palavras menos agressivas para rimar com “nossos pecados”. 
Exemplo: “Judas traiu Jesus porque foi manipulado”.

·       

E se a música estiver correta?

  Ela poderá ser ensinada para a congregação.

Depois que a letra foi analisada e, se necessário, corrigida, se ela tiver uma mensagem que poderá educar a congregação, então o ministério de música deve ensaia-la bem a fim de ensina-la.

  Ela poderá ser usada como esboço de um sermão

Um dos proveitos que se pode tirar de uma música teologicamente correta e cheia de ensinamentos é que ela pode ser usada como esboço da mensagem em um culto. Exemplo: O tema do culto é “Deus sonda os corações”. O pregador poderá cantar com a congregação a música “Sonda-me Senhor e me conheces ...” e depois discorrer sobre a mensagem da letra. No final cantarão outra vez a mesma música. Agora a congregação terá uma outra visão da letra, além de ter aprendido conceitos bíblicos de forma criativa. Isto poderá ser feito com qualquer música que tenha em sua letra uma mensagem bíblica.

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