segunda-feira, 2 de novembro de 2015

167ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 108 – 2ª Parte 

 Inimigos Contumazes

A disposição de Davi em louvar o Senhor logo cedo independia das circunstâncias em que estivesse passando. Quando diz: “Salva-nos, Senhor!” (6), mostra que ele estava vivendo em uma situação de perigo por causa dos seus muitos inimigos.

Mas, do seu santuário o Senhor responde mostrando que está no controle da situação: vitória para os seus e derrota para os inimigos dos seus. Certamente Davi contava com a ajuda do seu exército; dos seus valentes; do seu equipamento bélico.

Mas, nada foi capaz de lhe socorrer diante de 3 perigos e contumazes inimigos – Edom, Moabe e Filistia. Então busca o socorro divino, reconhecendo-O como o único que poderia garantir a vitória contra esses inimigos. “Pois inútil é o socorro do homem. Com Deus conquistaremos vitória” (12,13).

APLICAÇÃO

Como é do nosso conhecimento, temos 3 grandes inimigos: a carne, o mundo e o diabo. Estes três inimigos estão diuturnamente nos desafiando para uma batalha. Batalha essa que ganha o que estiver melhor alimentado, equipado, preparado.

A carne se apresenta com as armas do desejo, do prazer querendo se alimentar de tudo o que é pecado. O mundo se apresenta com as armas da sedução, do sucesso ilegal, concupiscência, etc. E o diabo, bem, este se utiliza da carne e do mundo bem como de outras artimanhas para nos destruir.

Quando alimentamos qualquer um destes inimigos com nossas atitudes erradas e com as brechas que abrimos para que tenham acesso à nossa vida, o diabo se aproveita disto e providencia nossa derrota de forma tão sutil que só percebemos quando somos vencidos.

Mas, quando mantemos nossos olhos em Deus, nos nutrindo de sua Palavra e comunhão com ele, abrimos espaço para que o Espírito Santo aja em nós nos fortalecendo e nos dando vitória. Esta não é uma luta que depende de força física, mas de preparo espiritual. E isto só se adquire estando perto e na dependência de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário