171ª
REFLEXÃO M SALMOS
Salmo 112 –
Verdadeira Felicidade
Esta composição ressalta o homem que é feliz e diz porque ele é feliz. Ele é feliz porque teme ao Senhor e tem prazer em seus mandamentos. Este é um homem que vive em comunhão com Deus, que é a fonte de toda a sua alegria e felicidade.
Como consequência deste relacionamento o homem terá descendentes poderosos, abençoados, ricos. Portas se abrirão para eles, serão justos, misericordiosos, generosos, honestos em seus negócios.
E, mesmo que dificuldades cheguem à sua porta, não serão abalados, pois sua firmeza está no Senhor. Mesmo que inimigos se levantem, serão derrotados. Mesmo que adversidades cheguem, não ficarão abalados.
Quanto aos ímpios, eles veem os justos sendo abençoados por Deus e sentirão inveja, ira e definharão. Os seus desejos de fazerem o mal serão frustrados.
APLICAÇÃO
Para muitas pessoas a felicidade só será possível se houver total ausência de dificuldades. Só se os seus cofres estiverem abarrotados de riquezas. Só se os seus corpos estiverem sem nenhuma enfermidade. Só se os seus muitos amigos e amados estiverem à sua volta.
Mas, a verdadeira felicidade consiste em estar em comunhão com Deus, vivendo em obediência aos seus mandamentos. Servindo no lugar onde Deus determinou para que estivéssemos ali sendo usados por ele (não importando onde). A verdadeira felicidade independe de circunstâncias externas ou bem estar físico ou outra motivação qualquer que não seja o Senhor.
Se os nossos inimigos virem nossa felicidade, mesmo em situações bem adversas e não compreenderem qual sua fonte; nos odiarem e nos perseguirem, nem mesmo isso nos tirará a felicidade, pois ela vem do nosso relacionamento constante com Deus.
Que eles busquem saber e viver essa mesma felicidade. Para também serem chamados de “Feliz o homem que teme ao Senhor!” (1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário