segunda-feira, 23 de novembro de 2015

EBD - Teologia do Culto - Lição 37

CAPÍTULO 5
ENSINANDO ATRAVÉS DA LITURGIA

A igreja tem seu papel educador e deve ensinar verdades bíblicas através de cada parte do culto. Nesta aula falaremos sobre como fazer esta educação cristã de forma relevante através da música.

1. ENSINANDO ATRAVÉS DA MÚSICA
A música é conhecida como o remédio da mente. Os povos antigos usaram a música para aumentar a boa saúde. Os egípcios deram à música um importante lugar na prática da medicina, quatro mil anos atrás.
Os gregos antigos usaram a música para reduzir febres. O rei Saul era consolado e voltava à racionalidade pela música da harpa de Davi. Hoje o papel da música na construção e conservação da saúde mental é continuamente comprovado através de pesquisa e prática moderna.
A música tem ocupado lugar especial no mundo de hoje. Vidas têm sido redirecionadas pela influência da música. Por causa da tecnologia avançada as pessoas podem viver ligadas 24h por dia na música. Quer no mundo ou na igreja, as pessoas reagem ao tipo de música que ouvem.
a- A música romântica - “Desliga uma pessoa das preocupações e faz com que ela se sinta cheia de amor” (SOUZA, 1988, 11), saudades e até alienada de sua realidade.
b- A Música melancólica - Toca as emoções e , as vezes, faz chorar.
c- A música ritmada - Afeta o corpo que é levado a marcar seu ritmo.
A música “é um dos mais importantes estímulos para despertar no homem a necessidade e o desejo da adoração.” (ICHTER , 1980 p. 11). O Livro dos Salmos ”é o nosso hinário básico.

É o livro da Bíblia que contém mais instruções sobre a forma de expressarmos nossos sentimentos a Deus.” (CORNWALL, 1995, p.9).
Sentimentos como:
• Arrependimento e Confissão dos pecados - Salmos 38 e 51 
• Alegria - Salmos 47 - Batendo Palmas; 81 - Com júbilo. 
• Súplica - Salmos 61 - Pelas autoridades; 59 - Pela proteção.
• Exaltação - Salmos 19 - Pelos seus feitos; 103 - Pelos seus benefícios.

O momento do louvor e da adoração através da música deve ser usado para ensinar conceitos teológicos, admoestações sobre caminhos errados, consequências do pecado e outras verdades bíblicas.
A igreja deve analisar as músicas que estão sendo cantadas, pois elas podem ensinar uma verdade ou uma falsa doutrina trazendo sérios prejuízos para seu desenvolvimento espiritual.

REFERÊNCIAS:
CORNWALL, Judson. Adoração como Jesus ensinou. Betânia, Belo Horizonte: 1995.
ICHTER, Bill H. A Música e Seu Uso na Igreja. 2 ed. JUERP, Rio de Janeiro, 1980, p. 11
SOUZA, João A. De Filho. O ministério de louvor da igreja. 2 ed. Editora Betânia, MG, 1988,

Nenhum comentário:

Postar um comentário