sábado, 27 de junho de 2015

130ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 84  2ª Parte  

 Vale de Lágrimas!

Como mencionado no devocional anterior, o povo de Deus estava indo para Jerusalém a fim de participar de uma das festas anuais dos judeus. 

Ele se dirigia para lá porque ali estava construído o Templo, também conhecido como “Lugar da tua habitação” (1). Os peregrinos, antes de chegarem ao Santo Templo, passavam pelo vale de Baca, que quer dizer Vale de Lágrima ou árido (5-7).

Mas, mesmo sendo difícil a travessia por este vale, o povo não se abatia. Antes, o transformaram em momentos de bênçãos onde era fortalecido pela expectativa de estar se aproximando cada vez mais o momento do seu grande encontro com Deus para cultuá-lo.

APLICAÇÃO

Deus não tem poupado seus filhos de passarem por alguns vales de lágrimas. E, dependendo de nossa atitude, estes vales podem ser de mais sofrimento ou podem ser de muitas bênçãos.

Se temos uma atitude negativa com murmurações, queixumes ou culpar a Deus pelo “vale”, certamente perderemos a oportunidade de aprendermos lições preciosas para nosso crescimento e amadurecimento espiritual.

Se, todavia, tivermos uma atitude positiva tendo paciência e entendendo que Deus não nos colocaria naquela situação se fosse para o nosso mal, então compreenderemos que aquele vale tem caráter pedagógico e que Deus quer nos transformar e nos tornar o mais parecido com Cristo possível.

Prossigamos, pois, o nosso caminhar de força em força (7) rumo à comunhão com Deus. Assim poderemos cultuá-lo em espírito e em verdade (Jo 4:23), pois sabemos que mesmo diante da dor, Deus só quer o nosso bem.

A caminhada pode ser longa e dolorosa, mas não devemos nos esquecer de que é em Deus que devemos buscar força para prossegui-la. Afinal, “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti”. (5)

ORAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário