quarta-feira, 3 de junho de 2015

123ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 79

 Melhor Obedecer!

Em 587 a.C. os babilônios invadiram Jerusalém, profanaram o Templo que estava ali. Mataram muitas pessoas e deixaram seus corpos sem sepultura, o que era uma grande vergonha para os israelitas. Estes corpos serviram de alimento para aves e animais selvagens (1-3). Isto tudo era consequência da vida de instabilidade espiritual que eles viviam.

Os israelitas aqui neste Salmo fazem um lamento por esta catástrofe. Eles fazem confissões de seus pecados e buscam a misericórdia e perdão de Deus. Pedem, também, que Deus interfira e vingue tudo o que está acontecendo com Seu povo (4-12).

Asafe conclui seu lamento reconhecendo que só Deus é digno de louvor e adoração; que são povo de Deus com a responsabilidade de proclamar isto para os seus filhos.

APLICAÇÃO

Como visto no Salmo anterior, Israel era um povo que vivia um relacionamento com Deus entre altos e baixos. Pecavam. Deus pesava Sua mão sobre eles de várias formas. Eles se voltavam para Deus. Não demorava muito já estavam praticando os mesmos pecados. Mesmo experimentando a proteção, o cuidado e as misericórdias de Deus, não aprendiam, ou não queriam aprender.

Conosco tem sido diferente? Não temos agido de igual modo? Quando nos sentimos em estado de fartura e segurança não negligenciamos nossa comunhão e dependência de Deus? Não nos tornamos outra vez autossuficientes e independentes? Não nos afastamos de Deus para seguir estes outros deuses que, muitas vezes somos nós mesmos? Então Deus interfere e nos prova; nos disciplina; nos mostra que “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). E isto significa “nada” mesmo.

Que aprendamos com os erros de Israel e com os nossos próprios, que não é seguro andarmos “pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas” (Ec 11:9).

Que nos aproximemos Dele não pela dor da provação ou por puro interesse em suas bênçãos, mas por amor, seja em tempos difíceis ou de bonança. Só assim entenderemos que Seu colo é o lugar mais seguro e que traz a verdadeira paz e felicidade. E que não há nada disto fora Dele.

Oração:

Ó Deus, ensine-nos a reconhecermos que o melhor para nós é te obedecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário