quinta-feira, 25 de junho de 2015

129ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 84 1ª PARTE 

Eu encontrei teus altares, Senhor!

Este Salmo dos filhos de Coré retrata a ida do povo de Deus para Jerusalém onde vai participar de uma das suas grandes festas anuais. Seu coração se rejubila só em pensar que está indo adorar ao Senhor no Templo, “Lugar da Tua habitação, Senhor dos Exércitos” (1-4).

Aqui o salmista se compara com um pássaro que encontrou um lugar seguro para fazer seu ninho. O mesmo acontece com ele quando encontra “os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu”! (3). Tamanha é a segurança e o prazer, deste povo, na presença de Deus.

APLICAÇÃO

Vivemos em um país onde temos liberdade de cultuar qualquer ser ou coisa. Até a nós mesmos. Os israelitas já tinham apanhado muito por causa de idolatria. Agora, numa explosão de alegria, cantam como é agradável viver na presença de Deus. De cultuar o Senhor dos Exércitos.

Por conta da liberdade que temos aqui no Brasil para cultuar ao Deus Eterno, muitas vezes, não nos arde o coração por este momento. Vamos aos cultos e aproveitamos aquele momento para matar a saudade dos irmãos, agendar compromissos, criticar a indumentária das pessoas, falar mal do sermão do pregador e do ministério de música que não disseram ou fizeram o que nos agrada.

Mas, nos esquecemos de prestar a mais elevada homenagem a Deus. Não aproveitamos para cultuá-lo. Israel sabia o que era não ter liberdade para cultuar a Deus (por causa do cativeiro, estava longe do Templo). E quando teve, outra vez, não cabia no peito o júbilo só em pensar que estava indo para “A casa do Senhor dos Exércitos” (1).


Hoje somos a “Casa do Senhor”, com total liberdade para adorá-lo. Não precisamos nos deslocar para Jerusalém a fim de Lhe prestar nosso culto. Que arda em nosso peito o desejo de cultuar ao Senhor dos Exércitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário