terça-feira, 9 de junho de 2015

125ª 


REFLEXÃO EM SALMOS

Salmo 80   - 2ª Parte 

 Restaura-nos, Senhor!

Ainda neste Salmo Asafe descreve Israel como uma vinha que o próprio Deus plantou e cuidou de tal forma que ela se estendeu para o norte, sul, leste e oeste. Mas ela foi derrubada e queimada (16). 

Agora pede para que Deus a restaure e faz, em nome da nação um pacto: “Esteja tua mão sobre nós, então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos e invocaremos o teu nome; restaura-nos … faze resplandecer o teu nome sobre nós para que sejamos salvos (17-19).

Por causa dos seus constantes pecados Deus não ouvia mais as suas orações (4). Deus permitiu que passassem por várias situações que os fazia chorar (5); eram disputados por nações inimigas e humilhados por elas (6); seu território foi invadido e saqueado pelos inimigos (16). Asafe reconhecia que diante de tal situação só Deus para restaurá-los (19).

Asafe faz uma oração ao Pastor de Israel que está entronizado acima dos querubins e pede para que Deus os salve da opressão dos inimigos (1-3). Sua pergunta é: “Até quando durará sua ira contra a nação desobediente e pecadora? (4).

APLICAÇÃO

Que tipo de restauração precisamos suplicar de Deus para nós? Restaurar nossa vida espiritual porque temos nos distanciado Dele, de sua comunhão e por isso temos pecado contra Deus, o próximo e nós mesmos? 

Restaurar nosso ministério, pois muitas vezes temos nos utilizado dele  para benefício próprio, autopromoção ou temos abusado de nossa autoridade para oprimir os que estão sob nossa égide?

 Restaurar nossa vida familiar pois muitas vezes temos dado brechas para que o inimigo a destrua? 

Restaura-nos Senhor social, emocional, espiritual, familiar, moral, comportamentalmente entre outras áreas que necessitamos de restauração. “Mostra-nos a tua bondade para que sejamos salvos” (3,7,19).

Oração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário