domingo, 11 de janeiro de 2015

58ª 


REFLEXÃO EM SALMO

Salmo 30 – 2ª Parte 

“Mas a alegria vem pela manhã”

Este salmo tem mais algumas lições para nós. O que também pode significar choro e alegria aqui?

Choro – pode significar sofrimento, enfermidade, perseguições, provações, ou seja, tudo o que pode nos levar ao choro durante algum tempo.

Alegria – significa o livramento a vitória que o Senhor nos dá sobre o “choro”.

Alguns choros podem durar pouco: uma enfermidade de curta duração, uma decepção logo superada, uma provação de fácil aprovação. Enfim, algum sofrimento que não se prolongue e que Deus dá a “alegria” numa manhã rápida.

Outros “choros” são mais demorados: uma enfermidade que se prolonga por anos; perseguições que persistem; sofrimentos que parecem não ter fim, por mais que busquemos nos livrar deles. 

Mas, destes também, quando Deus achar oportuno, nos livrará em uma “alegre manhã”. “Para tudo há uma ocasião certa” (Ec 3:1-8). E tudo está sob o controle de Deus.

Outros sofrimentos, ainda, perduram pela vida inteira e só seremos libertados deles quando o Senhor nos chamar para Si. São as enfermidades que, por alguma razão Ele não quer nos curar (Ele é soberano e sabe o que faz);

Traumas, mágoas e ressentimentos não tratados e que ao longo da vida vão tomando conta do nosso ser e se transformando em doenças reais, sejam físicas ou emocionais;

Limites físicos de nascença ou adquiridos e que não são aceitos. Se estes sentimentos não forem tratados podem, também, provocar “choro” por toda a vida. Precisamos querer ser tratados para que Deus nos trate.

APLICAÇÃO

Não importa qual seja o motivo do choro. Não importa por quanto tempo este choro pretende se instalar em nossa vida. Certamente ele tem autorização e propósitos de Deus para ali ficar.

Mas, Deus promete que na hora certa Ele transformará este pranto em alegria, em festa (5b). Não importa se através do livramento do motivo do choro ou através do consolo diante do choro. “A minha graça te basta” (2 Co 12:9). Na manhã certa Ele nos dará a vitória sobre o “chorar”.

E isso tem uma razão: “para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale” (12a). A outra razão é para aprendermos a depender uns dos outros, pois não precisamos passar por nada sozinhos. E para crermos no livramento do Senhor na hora certa.

ORAÇÃO

“Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre (12b)”. Pois, tens transformado o meu pranto em alegria e certamente farás o mesmo com outras noites de choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário