sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

45ª 


REFLEXÃO EM SALMO

Salmo 24 – 1ª Parte  

Posso Entrar?

Possivelmente este hino foi composto quando a Arca da Aliança foi trazida para Jerusalém (2 Sm 6). Nele Davi reconhece Deus como criador dos céus, terras e mares. Vendo a grandeza de Deus, mais uma vez pergunta “Quem pode se aproximar Dele?” 

Outra vez chega a sábia conclusão: “Quem tem mãos limpas, coração puro e os que não recorrem a nenhum outo deus” (4). Estes receberão do Senhor bênção e justiça.

Do verso 7 a 10, retrata a cena da chegada da Arca, que agora está diante dos portões. Ele ordena para que sejam abertos para que “O Rei da Glória entre”. Para que o próprio Deus entre em Jerusalém e absoluto reine.

APLICAÇÃO

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe” (1), inclusive nós. Em 2 Pedro 2:9 diz que somos povo exclusivo de Deus, salvos em Cristo Jesus com algumas finalidades:

1.    Louvor de Sua glória (Ef 1:5,6)
2.    Proclamar as virtudes do Senhor entre os homens (1 Pe 2:9,10)
3.    Ser sal e luz do mundo fazendo diferença entre os homens (Mt 5:13-16)

Mas, não adianta tentarmos ser ou fazer nada disto se não tivermos “mãos limpas, coração puro, ou termos outros deuses diante de nós” (4,5). Será apenas religiosidade, fanatismo e trabalho humano.

A pergunta de Davi é: Quem entrará em Sua presença? A resposta é: quem tem mãos limpas, coração puro e não siga outros deuses. Impossível, então. Pois todos cometemos pecados com palavras, pensamentos e ações.

Esta resposta levaria o homem ao desespero, não fosse a longânime misericórdia de Deus para conosco. A solução está em 1 Jo 1:9, ao confessarmos os pecados cometidos pelas mãos, coração e espírito.

Certamente pecaremos. Certamente, em algum momento seremos tentados a colocar algo ou alguém como prioridade em nossa vida se constituindo, assim, um deus. Mas temos o recurso do reconhecimento de onde caímos (Ap 2:5), do arrependimento e da confissão.

O Senhor está pronto para nos perdoar. Só então poderemos “subir ao santo monte do Senhor (...), entrar no seu Santo Lugar” para cultuá-lo. Pois só há culto quando Deus recebe.

ORAÇÃO

Senhor, traz-me à memória os pecados que me estão ocultos. Quero confessá-los e receber de ti o perdão. Só assim poderei render a Ti meu culto verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário